PREFEITURA MUNICIPAL DE
SOUTO SOARES

Programa Formação Continuada

PROGRAMA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E POVOS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DE SOUTO SOARES

 

 

Responsável:  Secretaria Municipal de Educação e Eliane Fátima Boa Morte do Carmo

 

 

Principais Metas: 

 

Garantia do repertório relativo ao ensino-aprendizagem no cotidiano das práticas escolares, a partir da inserção do que preconiza a Lei Nº 10. 639/2003 e pelos Referenciais Curriculares Municipal;

 

 

Indicadores de Impactos e Resultados: 

 

Detectar e Analisar os entraves existentes no processo ensino-aprendizagem que não têm contribuído para uma práxis satisfatória em consonância com as diversidades existentes no espaço escolar;

Aprofundar as discussões acerca de conceito básicos que norteiam a temática;

Planejar, elaborar e produzir atividades que possam ser utilizadas pelos professores e profissionais da educação em sua práxis.

Proporcionado um aprendizado capaz de resgatar as suas origens históricas;

Compreender a ascensão social, levando-se em consideração que a defasagem escolar é maior entre pretos e pardos, se comparada aos não brancos;

Promover uma educação na qual os alunos e as alunas sintam-se representados nos conteúdos abordados pelos professores e pelas professoras,

 

 

 

Resultados: 

Que os professores e as professoras reavaliem suas práticas de ensino, no sentido de que sintam, primeiramente em si, a necessidade de mudança, sendo que essa se reflita no seu cotidiano escolar, para que não continuemos atônitos assistindo ao esvaziamento das unidades escolares públicas.

 

Esta formação visa, sobretudo, a criar um espaço de formação-discussão no qual temáticas relacionadas à consciência política, construção e fortalecimento de identidades étnico-raciais, direitos humanos, racismo, intolerância religiosa, gênero, linguagens e outros, estarão a todo o momento sendo contempladas.

 

Informações adicionais:

Entender e promover educação de qualidade nos dias atuais implica em mergulhar na nossa própria história para, a partir daí e das marcas deixadas pelas relações de cunho étnico-raciais, refazer uma prática de ensino em que os diversos sujeitos sejam devidamente respeitados na sua história e cultura