PREFEITURA MUNICIPAL DE
SOUTO SOARES

Programa SIMEC PAR

PROGRAMA SIMEC PAR (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC- Plano de Ações Articuladas – PAR)

 

Responsável:  Angela Nascimento de Oliveira

 

Principais Metas: 

Garantir o monitoramento, execução e Controle do Ministério da Educação no portal do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação.

Garantir o acesso no portal do Simec para que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em sua unidade escolar.

Garantir o cumprimento do planejamento local, consolidados anualmente, dentro das quatro dimensões: gestão educacional, formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e de avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos.

Indicadores de Impactos e Resultados: 

Estruturação das etapas: preparatória, diagnóstico e planejamento, todas a cargo dos entes federados.

Monitoramento dos planos subnacionais de educação na Plataforma + PNE como requisito ao início das etapas do PAR.

Assistência técnica e financeira que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de política educacional.

Resultados: 

Contribuir para a melhoria da gestão educacional, apoiando a formação de profissionais da educação, aprimorando as práticas pedagógicas e a avaliação e melhorando a infraestrutura física e os recursos pedagógicos da rede escolar, abrangendo as etapas, modalidades e desdobramentos da Educação Básica.

Informações adicionais:

O planejamento é de responsabilidade do prefeito, do dirigente municipal/estadual/distrital de educação e da equipe técnica das secretarias de educação dos entes, contando com os servidores e demais colaboradores que atuam em cada área relacionada às quatro dimensões do PAR. Para viabilizar esta atuação, até três técnicos do órgão podem ser cadastrados no SIMEC e receber senhas de acesso para registrar as informações.