Notícia

 25/09/2012 | EDUCAÇÃO

Gestores municipais de educação têm até 5/10 para verificar Censo Censo Escolar 2012

Gestores municipais de educação têm até 5/10 para verificarem e retificarem, se for o caso, os dados do Censo Escolar da educação básica de 2012. O processo deve ser feito no sistema Educacenso, disponível no endereço eletrônico (www.educacenso.inep.gov.br).

As informações preliminares foram divulgadas no último dia 6/9, no Diário Oficial da União. Entre 30 de maio e 5 de agosto, mais de 98% das escolas que enviaram dados para o censo de 2011 tinham preenchido o de 2012.

No entanto, essas informações não podem ser comparadas com as de outros anos. O resultado final será divulgado após a consolidação dos dados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados publicados referem-se a matrículas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação especial. As instituições de ensino usam como referência a última quarta feira do mês de maio.

Este ano, além da conferência dos relatórios pelos gestores, está disponível o acesso ao módulo de confirmação de matrícula, no qual os gestores declaram a veracidade das informações e assinam a responsabilidade pelo envio.

Educacenso

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro e permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais),quanto da rede privada.

A partir dos dados do Educacenso é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Comentários alimentados por Disqus