Notícia

 21/09/2012 | ECONOMIA

8 pequenas empresas baianas estão entre as que mais crescem no país

Este ano 8 pequenas e médias empresas baianas aparecem no ranking das 250 organizações que registraram maior aumento de receita líquida ao longo dos últimos três anos (2009, 2010, 2011).

No ranking das 10 PMEs que mais crescem na região Nordeste do Brasil três são empresas baianas: Qualidados (5ª); Acqua Pescados (7ª); N&A (9ª). O Ceará aparece com quatro destaques e Pernambuco com três.

A Bahia é destaque na 7ª edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem 2012”, realizada pela Deloitte - uma das maiores organizações de consultoria e auditoria do mundo - em parceria com a revista Exame PME.

Todas as empresas são de origem brasileira e a maior concentração está na Região Sudeste (61%) e Sul (21%), com destaque para o Estado de São Paulo, onde 37% das empresas do ranking estão sediadas.

As PMEs possuem atividades econômicas diversificadas, contemplando grande parte dos setores econômicos no Brasil, com predominância de representantes da área de informática, TI e internet (24,3%), comércio varejista e atacadista (11,1%), prestação de serviços (10,5%) e máquinas e equipamentos (9%).

A receita líquida das 336 empresas que participaram da amostra total da pesquisa soma 19 bilhões.

Com o tema “O custo Brasil das emergentes – Os desafios do ambiente de negócios no caminho das PMEs”, o estudo deste ano aborda questões essenciais para o avanço das organizações brasileiras.

Além de apontar o ranking das PMEs que mais expandem seus negócios no País, o estudo identifica o que determina a eficiência nos novos tempos da economia.

Como pertencem ao grupo com maior velocidade de expansão nos negócios, as visões dessas empresas que compõem o ranking das 250 PMEs que mais crescem podem servir de parâmetro de eficiência para todas as pequenas e médias empresas do mercado brasileiro.

Comentários alimentados por Disqus