Notícia

 03/07/2012 | OUTROS

Oito municípios baianos serão contemplados com 29 cursos do Pronatec Copa

 No restaurante Caranguejo do Porto, na Barra,  a frequência de estrangeiros é alta. Quando um freguês chega falando uma língua estrangeira, o garçom Alfredo Barbosa Oliveira, 44 anos, improvisa no “potunhol”, ou pede a ajuda de colegas quando o idioma é inglês, francês ou alemão, para não passar sufoco.

Além da necessidade de aprender outros idiomas, considerada “tarefa obrigatória” pelo garçom, Oliveira também gostaria de estudar regras de etiqueta para não passar vexame na hora de servir um vinho caro a clientes mais requintados. “Com a Copa, vai aparecer muito turista estrangeiro, então a gente vai precisar se preparar mais para atendê-los bem”, prevê.

Profissionais do setor de serviços de oito municípios baianos que, como Oliveira, desejem se qualificar profissionalmente para receber bem os turistas da Copa do Mundo de 2014 terão, a partir de hoje, uma boa oportunidade. Já estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação em várias profissões no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para a Copa (Pronatec Copa). São oferecidos 29 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico e também aulas de inglês, espanhol e Libras.

Os cursos serão ministrados gratuitamente em Salvador, Cachoeira, Cairu, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe e Vera Cruz. Ao todo, serão oferecidas somente este ano 40 mil vagas em todo o Brasil. O número de vagas será distribuído por estado, de acordo com a demanda.

As aulas, oferecidas pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), serão ministradas nas escolas do Sistema S (Senac, Senai, Sesi, etc) e nos institutos federais de educação tecnológica.

A meta do MTur é capacitar 80 mil trabalhadores somente este ano - as primeiras 40 mil vagas já foram oferecidas no primeiro semestre. Nos novos cursos profissionalizantes, há mais 40 mil vagas para área como agente de informações turísticas, auxiliar de confeitaria, camareira, cozinheiro industrial, organizador de eventos, recepcionista de eventos, dentre outros (veja lista completa na tabela ao lado). Não é preciso ter experiência de trabalho nem estar empregado para se matricular.

Os interessados poderão solicitar o ingresso no programa exclusivamente pelo site do Pronatec Copa (www.pronateccopa.turismo.gov.br). O prazo para a inscrição vai até 16 de julho. Os cursos são presenciais e gratuitos com foco nas ocupações. As inscrições, que serão feitas a partir de hoje, são uma espécie de pré-matrícula, que não garantem participação efetiva no curso, já que as turmas ainda serão formadas em cada cidade, de acordo com o número de alunos inscritos para cada modalidade.

Em todo o Brasil, serão formadas turmas em 117 municípios, incluindo as 12 cidades-sede. A promessa do MTur é disponibilizar outras 160 mil vagas até 2014.

Trade
A abertura das inscrições foi comemorada pelo trade turístico baiano, mas também foi alvo de críticas. "Todo e qualquer treinamento, principalmente presencial, é extremamente importante para o setor turístico, porque hoje vivemos um momento de apagão de mão de obra capacitada, mas eles deveriam divulgar a grade detalhada do conteúdo desses cursos", diz o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Silvio Pessoa.

“A qualificação para pessoas da Bahia é urgente, pois estamos importando mão de obra de todos os estados em todos os níveis, desde os mais básicos aos cargos de administração”, completa ele.

O presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens na Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão, também comemorou o oferecimento dos cursos. “A qualificação profissional hoje é um dos fatores primordiais para conseguirmos fazer uma boa Copa do  Mundo; é um item de importância vital”. Ele lembrou que a Abav-BA tem realizado diversos cursos para gestores e funcionários de agências de viagens, tendo em vista a urgência da qualificação.

Galvão ainda prometeu dar todo o apoio necessário, divulgando a abertura das vagas entre agentes de viagens. “Esses cursos são muito bem-vindos, mas já deveriam ter sido lançados há mais tempo, pois faltam apenas dois anos para a Copa. Já estamos nos inteirando sobre o processo de inscrição para divulgá-lo na Abav”.

Idiomas
No âmbito do Pronatec Idiomas, serão oferecidas 32 mil vagas nos cursos de línguas até a Copa do Mundo de 2014. Assim como a capacitação técnica, as aulas também são gratuitas.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a qualificação será um dos principais legados dos grandes eventos. “O governo e o mercado estão atentos à oportunidade de melhorar o turismo nacional. O nosso crescimento passa necessariamente pela qualificação dos nossos profissionais”, afirmou  Gastão Vieira recentemente.

Cursos
Pronatec Idiomas

- Inglês
- Espanhol
- Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)

Pronatec Copa
- Agente de informações turísticas
- Agente de viagens
- Atendente de lanchonete
- Auxiliar em serviços de hospedagem
- Auxiliar de confeitaria
- Auxiliar de cozinha
-Auxiliar de garçom
- Auxiliar de agenciamento de viagens
- Bartender
- Camareira em meios de hospedagem
- Chapista
- Churrasqueiro
- Copeiro
- Cozinheiro industrial
- Garçom básico
- Masseiro
- Mensageiro em meio de hospedagem
- Mestre de cerimônias
- Monitor ambiental
- Monitor de recreação
- Organizador de eventos
- Padeiro
- Padeiro e confeiteiro
- Pizzaiolo
- Recepcionista em meios de hospedagem
- Recepcionista de eventos
- Salgadeiro
- Sommelier
- Sushiman
Mais informações Acesse www.pronateccopa.turismo.gov.br ou entre em contato pelo telefone do MTur: 0800-606-8484

Comentários alimentados por Disqus