Notícia

 25/06/2012 | ECONOMIA

Sul da Bahia tem projetos de aquicultura familiar

A Bahia Pescaassinou convênio com a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) para permitir a inclusão dos filhos de agricultores, prioritariamente oriundos de assentamentos, na produção, cultivo, agroindustrialização e comercialização da tilápia. 

A ação faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul. 

O convênio, no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão, determina a aplicação dos recursos na construção de viveiros escavados, aquisição de tanques rede, redes de despesca, alevinos, ração, barcos de fibra, locação de veículos, combustível, capacitação e acompanhamento técnico durante dois anos.

Para o presidente da cooperativa, Erivaldo Alves de Souza, o projeto é um incentivo para os jovens do campo, que geralmente não têm oportunidades de sobrevivência e abandonam a zona rural.

A cooperativa vai utilizar, para o beneficiamento dos pescados, a Unidade de Beneficiamento de Pescado da Bahia Pesca em Camacan, que será reativada, e o Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus. O projeto ‘Jovens Agricultores - Cultivando Pescado na Agricultura Familar’ atende a 400 pequenos produtores.

Comentários alimentados por Disqus