Notícia

 02/05/2012 | OUTROS

SENTO SÉ: Município terá a primeira industria de cebola do norte e nordeste

O município de Sento Sé, localizado no Território de Identidade Sertão do Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste. O empreendimento, da Cooperativa de Produtores de Cebola de Sento Sé, tem previsão de inauguração para até o final deste ano, agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas.

Resultado de convênio de cooperação técnica e financeira assinado há pouco mais de um ano entre a Secretaria Estadual da Agricultura/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a cooperativa, a indústria vai produzir pasta de cebola, cebola picada e em conserva. A indústria vai processar a cebola que, embora de boa qualidade, não é consumida pelo mercado por ser pequena e disforme, chamada de "chupeta".Na tarde desta quarta-feira (25), ao chegar a Sento Sé para reunir-se com produtores rurais, na programação da 27ª edição da Seagri Itinerante, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica, que está sendo construída num terreno de três mil metros quadrados, adquirido pelos associados da cooperativa. "O que vocês estão fazendo aqui, com consultoria do Sebrae e do Senai, deve servir de exemplo para outras regiões", disse Salles, lembrando a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, mas ainda importa o produto industrializado de vários estados, entre eles Santa Catarina.

De acordo com o presidente da cooperativa, Arionaldo de Oliveira Lima, a indústria tem capacidade instalada para processar 4 toneladas/dia/turno de cebola, mas tem potencial para ampliação e diversificação da produção. A área plantada de cebola em Sento Sé é de 2.350 hectares. A maior parte da produção é comercializada para São Paulo "Estamos realizando um sonho", disse Arionaldo de Oliveira Lima, destacando que "este avanço é fruto de muito trabalho e da parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura". Ele lembrou que Sento Sé já foi o maior produtor de cebola do Estado, superado hoje pelo município de Casa Nova, prevendo que "agora, com a implantação da indústria de processamento nós devemos ampliar nosso quadro de associados, aumentar a produção e retomar a liderança".

Comentários alimentados por Disqus