Notícia

 27/04/2012 | ECONOMIA

ICMS de produtos importados terá taxa única em todos os Estados

  A unificação da alíquota interestadual do Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos produtos importados foi aprovada nesta terça-feira, 24 de abril, pelos senadores. A alíquota será de 4% a partir de 1º de janeiro de 2013. A mudança estava prevista no Projeto de Resolução do Senado 72/2010.

O objetivo da proposta é diminuir a vantajosa competição entre os produtos importados sobre os nacionais. Para a base governista do Senado, essa unificação deve acabar com a "guerra dos portos". Para atrair os importadores, os Estados concedem atualmente descontos de até 75% em cima dos 12% de ICMS cobrados pelos produtos no Estado onde ele é recebido. É o chamado "crédito presumido". 

Esse desconto faz com que a tributação do produto importado caia, tornando o preço final mais barato e prejudicando os produtos nacionais. O ICMS total cobrado pelos importados é de 18% - 12% no Estado de origem e 6% no Estado consumidor. Com os descontos citados de até 75%, os Estados de origem, que recebem os produtos, cobram apenas 3% de imposto.

Perdas
Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina são os Estados que mais perderão com a nova alíquota. Uma emenda do Projeto previa a compensação financeira para esses três Estados, porém ela foi rejeitada pela maioria dos parlamentares. Os senadores acreditam que essa medida deve evitar perdas para as indústrias brasileiras.
Comentários alimentados por Disqus