Notícia

 23/03/2012 | POLÍTICA

Inscrições para a Marcha foram abertas nesta quinta, e podem ser feitas pela internet

A XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 15 a 17 de maio, em Brasília. As inscrições para mais este grande evento municipalista já podem ser feitas desde ontem, quinta-feira, 22 de março, pela internet, no site específico com link no Portal da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com o tema Poder Local na Construção de uma Nova Realidade, o encontro deve receber milhares de gestores municipais de todo o País.

Na carta de convocação, o presidente da CNM esclarece que os Municípios estão inseridos em um complexo sistema que tem levado o País ao estrangulamento das políticas públicas, por causa do desequilíbrio das relações federativas. "Ao mesmo tempo em que se aumenta a demanda e repassa competências ao Município, não se prevê fonte para o financiamento. E os recursos continuam concentrados na esfera federal", reclama o líder municipalista.

Ziulkoski alerta que a situação não é recente, mas está se agravando com o passar do tempo, e ainda assim os Municípios são os que mais investem em Saúde, Educação e Infraestrutura. "Estamos cumprindo nossa parte com sacrifício. E agora vamos mostrar para a sociedade as consequências deste sistema federativo desigual e injusto", pondera o presidente da CNM.

Expectativa
"Vamos comprovar a existência de um Poder Local atuante, atento, responsável e capaz de construir uma nova realidade para a Nação, fazendo-a mais justa, empreendedora e voltada para a superação das dificuldades que se apresentam" destaca Ziulkoski.

Organizada pela CNM, com o apoio das entidades estaduais e regionais de Municípios, a Marcha deve receber também vereadores e representante do poder público. Na programação inicial, entre outros temas, está previsto debates sobre o enfrentamento ao crack, Fórum de Vereadores, Fórum de Contadores e atividade no Congresso Nacional. Em Sessão Solene, durante o evento, a Presidência da República deve se encontrar com os prefeitos.

Comentários alimentados por Disqus