Notícia

 03/03/2011 | OUTROS

Seu município pode ser eleito Cidade Baiana da Cultura 2011

O Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 teve suas inscrições prorrogadas até o dia 20 de março. A premiação, que objetiva valorizar os recursos culturais, turísticos e ambientais das cidades do estado, tem participação aberta a qualquer um dos 417 municípios baianos.

A cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios.

O prazo para que as cidades se inscrevessem estava previsto para terminar no dia 28 de fevereiro, mas por conta dos preparativos para o carnaval, foram prorrogados. "Prorrogamos as inscrições do concurso este ano com o intuito de oportunizar que o maior número possível de municípios se inscrevesse para concorrer ao título. Com a proximidade do carnaval, muitas cidades que se mostraram interessadas não tiveram tempo de reunir o material necessário para a inscrição", afirma André Reis, coordenador e idealizador do Concurso Cidade Baiana da Cultura, que está em sua segunda edição. A vencedora da primeira edição do concurso foi a cidade de Rio de Contas.

Inscrições - Para participar do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, os gestores de cultura ou representantes dos municípios devem inscrever as suas cidades através do site http://www.cidadebaianadacultura.com.br/. No endereço, estão disponibilizados o regulamento e a ficha de inscrição do concurso. Alguns itens solicitados para a realização das inscrições são a programação de cultura de cada localidade, além da descrição dos principais esforços locais para preservação de identidade, valorização do patrimônio e participação social.

O material enviado pelas representações de cada município passará por uma comissão julgadora que irá avaliar a qualidade e viabilidade do programa cultural e a coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) para implementação das ações.

Para Soraya Sena, representante do Fórum Estadual de Turismo, e uma das integrantes da comissão julgadora em 2010, o Concurso Cidade Baiana da Cultura é uma ação relevante para os municípios. "Iniciativas dessa natureza devem ser sempre estimuladas e apoiadas, pois o concurso não se resume em eleger uma determinada cidade como sendo cultural, ele se dispõe a apoiar e buscar patrocínios, divulgar os atrativos culturais do município e promover a elaboração de um calendário de acontecimentos culturais, além de prestar apoio financeiro ao setor produtivo", diz. Para mais informações sobre inscrições entrar em contato através do telefone (71) 3419-2977 (Editado do site da UPB)

Comentários alimentados por Disqus