Notícia

 13/12/2011 | OUTROS

Solla visita ação do Saúde em Movimento realizada em Cardeal da Silva

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, e o superintendente da Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, visitaram nesta segunda-feira (5/12) a equipe da estratégia Saúde em Movimento que está realizando atendimentos oftalmológicos no município de Cardeal da Silva. A ação na região teve início no dia 28 de novembro e, até o último domingo (4/12), realizou 3572 consultas e 1401 cirurgias de catarata.

Ao destacar que, em 2011, a Bahia superou o Estado de São Paulo na realização de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde, o secretário Jorge Solla fez questão de agradecer o empenho de todos os prefeitos que apoiaram a ação e de todos os profissionais do Saúde em Movimento. "Estamos chegando cada vez mais perto da população que mais precisa de assistência, com o que existe de mais moderno e prestando um atendimento humanizado para o cidadão", avaliou Solla.

A aposentada Flora Nascimento, de 61 anos, conta que encontrou tratamento para a sua catarata após oito anos de sucessivas tentativas sem obter êxito. "Tinha certeza que eu iria conseguir. Eu estava esperando este serviço chegar aqui para acabar com minha espera de oito anos sem enxergar. Graças a Deus este dia chegou e agora eu estou aqui enxergando", declarou emocionada a agricultora.

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, agradeceu ao secretário Jorge Solla e aos profissionais do Saúde em Movimento pelo atendimento humanizado e de excelente qualidade que vem sendo realizado no município. "Essa equipe trata os nossos avós com profissionalismo e amor", elogiou a prefeita.

O programa também está realizando atendimento em Maragogipe e Maracás. No total serão oferecidas de 5650 cirurgias de catarata nas três cidades. O público-alvo para os atendimentos é constituído de pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e para alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes são submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia.

O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento, deslocando equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. . Até o momento, a ação já realizou mais de 300 mil consultas e quase 50 mil cirurgias de catarata.


Comentários alimentados por Disqus