Notícia

 25/11/2011 | OUTROS

Convênio prevê liberação de R$ 300 milhões para projetos turísticos

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, o superintendente regional do Banco do Nordeste, Nilo Meira Filho, e o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), Sílvio Pessoa, assinaram segunda-feira (21) um convênio que prevê a liberação de R$ 300 milhões para a aplicação em financiamentos de projetos ligados às áreas de turismo e eventos no estado. Parte dos recursos será destinada à requalificação do parque hoteleiro da capital baiana, visando à melhoria dos estabelecimentos para a realização da Copa do Mundo 2014.

Segundo Meira Filho, os recursos fazem parte do FNE, uma linha de crédito de longo prazo que pode chegar a 20 anos. A taxa de juros varia de acordo com o porte da empresa e pode ser de 10% ao ano, até taxas líquidas de 8,5%aa e 7%aa. "Se houver demanda para mais recursos, podemos ampliar o orçamento".

Leonelli disse que o convênio significa uma ação conjunta dos governos e iniciativa privada na qualificação do produto Bahia. "Não só hotel, mas restaurantes e equipamentos turísticos estão sendo beneficiados com esse convênio, que garantirá uma melhor qualidade dos serviços turísticos no estado".

O secretário também defende que o prazo de pagamento dos financiamentos seja dilatado para quem for executar reforma nos hotéis. "Estamos para conquistar um maior prazo. Já falei com o ministro Fernando Bezerra e terei uma audiência com o presidente do Banco do Nordeste".

O presidente do SHRBS declarou que o convênio beneficiará o setor, "pois alguns hotéis já têm mais de 25 anos sem reforma. Além disso, a Bahia possui hoje 25 mil bares e restaurantes, que também terão acesso ao benefício. Esse pode ser um grande legado da Copa para o setor hoteleiro".

Como obter o benefício

Para ter acesso à linha de crédito, o interessado deve procurar o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte, que fará uma triagem e encaminhará os documentos ao Banco do Nordeste. O cadastro é aprovado em até uma semana.

Comentários alimentados por Disqus