Notícia

 14/11/2011 | POLÍTICA

Agricultura familiar deverá ser foco das emendas parlamentares da Bahia no âmbito do MDA

A agricultura familiar deverá ser o foco das emendas parlamentares da Bahia no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Esta foi a recomendação do ministro Afonso Florence dada dia 09, aos deputados federais e senadores da Bahia durante reunião com a bancada numa das salas de comissão da Câmara.

O ministro solicitou aos parlamentares que trabalhem em torno da emenda de bancada jánegociada, destinando R$ 25 milhões do orçamento do MDA para o próximo ano para aquisição de equipamentos para os agricultores familiares do estado. "Esse tipo de investimento na agricultura familiar contribui para seu fomento, oferecendo dinamicidade econômica e permitindo a produção em escala - o que possibilita a que o agricultor familiar tenha condições inclusive fazer novos empréstimos", observou Florence.

Além desta emenda de bancada no valor de 25 milhões, o ministro sugeriu que os parlamentares apresentem emendas individuais que possam incrementar a produção e a economia da agricultura familiar, como previsão de recursos para intervenção nos sistemas viários rurais, aquisição de equipamentos, construção de pequenas pontes, passagens molhadas, casas de mel e resfriadoras de leite, entre outras.

A Bahia possui o maior contingente de agricultores familiares do Brasil. Ao todo são 665.831 estabelecimentos familiares, que correspondem a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado. Eles ocupam 34% da área total dos estabelecimentos agropecuários e são responsáveis por 81% do pessoal ocupado no meio rural (1,8 milhão de pessoas), e 44% do valor bruto da produção agropecuária do estado. A agricultura familiar do estado responde por 91% da produção de mandioca, 83% do feijão, 76% dos suínos, 60% de aves e 52% da produção de leite.

Cada parlamentar pode apresentar emendas de até R$ 13 milhões ao orçamento de cada ano. Esse ano, o MDA executou emenda da bancada da Bahia no valor de 34 milhões, propiciando a aquisição de equipamentos para a agricultura familiar (retroescavadeiras, patrolas, etc).

A mesma recomendação dada hoje à bancada baiana já havia sido oferecida pelo ministro em reuniões anteriores com as bancadas do Ceará, Rondônia e Sergipe. O Ministro da Previdência e Assistência Social, Garibaldi Alves, também participou hoje da reunião com a bancada da Bahia, sugerindo aos parlamentares baianos emendas na área de atuação do ministério que comanda

Comentários alimentados por Disqus