Notícia

 16/09/2011 | PLANEJAMENTO URBANO

Amanhã: Audiência pública discute novo aeroporto de Vitória da Conquista

Após duas oficinas preparatórias realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, será realizada amanhã (17), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, a audiência pública que discutirá a licença de localização do novo aeroporto do município. Trata-se da nova etapa do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Inema.

No evento será apresentado o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima), seguido de debates com a participação das entidades representativas da sociedade civil. Segundo expectativa da diretora de projetos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Anna Christina Cruz Dias, aproximadamente 500 pessoas devem comparecer ao evento.

Serão disponibilizados ônibus para transportar a população residente nos diversos povoados. Os veículos sairão de São José (Pé de Galinha), às 12h. De Iguá, às 12h30 (da Praça Estevão Santos, em frente ao Colégio Anísio Teixeira). De Quatis dos Fernandes, às 12h (da Escola Vitória Fernandes). De Simão, às 12h15 (da Igreja Católica, em frente à Escola Zélia Saldanha). De Campinhos, às 12h30 (da lateral da Igreja Católica).

Segundo o diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, a audiência é uma reunião aberta ao público com finalidade de apresentar e discutir com a comunidade o projeto e as consequências das obras, identificadas por meio do estudo de impacto ambiental, diminuindo dúvidas e recolhendo as críticas e sugestões do referido projeto.

Equipamento beneficiará habitantes de municípios baianos e mineiros

Localizado a 8,5 quilômetros do centro de Vitória da Conquista, o novo aeroporto será implantado no distrito São José, também conhecido como Pé de Galinha. Estão sendo estimados recursos na ordem de R$ 86 milhões, na implantação do projeto executivo. Toda a estrutura será montada numa área de 616 hectares.

Serão beneficiadas cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Vitória da Conquista, Itambé, Anagé, Bom Jesus da Serra, Itapetinga, Macarani, Itarantim, Encruzilhada, Planalto, Poções, Barra do Choça e municípios do norte de Minas Gerais.

O aeroporto poderá receber aeronaves de médio e grande porte, a exemplo dos Airbus 320 e Boeing 737/800, com uma movimentação provável de 100 mil embarques por ano. Com isso, serão favorecidas as atividades econômicas da região, nas áreas do turismo, da indústria e do comércio.

Entre as intervenções previstas estão a implantação das pistas de pouso e decolagem, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de taxiway, construção de terminal de passageiros, serviço contra incêndio, terminal de correio, casa de força com subestação de emergência, entre outras.

Após a audiência pública, com o deferimento da licença ambiental e a conclusão do projeto executivo, com previsão de término ainda esse mês, o Derba vai abrir a licitação para as empresa interessadas em construir o novo aeroporto. O prazo estimado para execução das obras é de 540 dias ou 18 meses.

Comentários alimentados por Disqus