Notícia

 18/09/2015 | INFRAESTRUTURA

Mais de 11 mil agricultores terão água para produção no Estado


Mais de 11 mil agricultores terão água para produção no Estado

Os agricultores familiares baianos poderão contar com iniciativas do governo federal para obtenção de acesso à água. Cerca de 11,7 mil produtores terão acesso à água para o cultivo de  alimentos. A meta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do governo estadual da Bahia é entregar as tecnologias sociais de armazenagem de água da chuva até dezembro de 2016. Com investimento total de R$ 120,2 milhões, serão entregues 6,9 mil cisternas calçadão e 4,8 mil barreiros trincheira.

Até o momento, já foram construídas 349 tecnologias, sendo 283 barreiros trincheira e 67 cisternas calçadão. Junto com as tecnologias, o agricultor recebe insumos variados, como sementes, mudas, caprinos, ovinos e galinhas. Ele também pode receber materiais para a infraestrutura produtiva.

Antes de iniciar a construção das tecnologias, as famílias beneficiadas recebem orientações sobre o funcionamento do sistema simplificado de água para produção de alimentos e como fazer o bom uso da água. A capacitação leva em consideração as necessidades de cada comunidade. As famílias aprendem a cuidar do meio ambiente onde moram e a conviver com o Semiárido.

Tecnologias sociais

A cisterna calçadão pode armazenar 52 mil litros de água e é ligada a um calçadão de 200 metros quadrados que serve com área de captação da água da chuva. Essa água escorre do calçadão até a cisterna através de um cano. Já os barreiros trincheira são reservatórios estreitos e profundos com capacidade para armazenar 500 mil litros de água.

Comentários alimentados por Disqus