Notícia

 25/08/2015 | SAÚDE

Totalidade dos municípios baianos realizam conferências de saúde

A Conferência Municipal de Saúde de Cabaceiras do Paraguaçu, realizada nesta segunda-feira (24), na Câmara de Vereadores do município, marcou a conclusão de das etapas municipais da 9ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes), realizadas em 100% dos municípios baianos.

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 417 municípios já discutiram os rumos da saúde em cada um deles. As propostas que foram aprovadas nas conferências municipais serão levadas à 9ª Conferes, que acontecerá em outubro, em Salvador, tendo como tema ‘Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro’.

Nas conferências municipais, os representantes são escolhidos entre todos os segmentos da sociedade, representada através de movimentos sociais, representantes de classes e usuários do sistema. Até esta segunda-feira, 6.950 propostas foram cadastradas no Sistema de Cadastro dos Relatórios Finais das Conferências (Sicarf).

As conferências acontecem a cada quatro anos e contemplam três etapas. Na etapa municipal são definidas diretrizes para o município e propostas que são encaminhas à etapa estadual. O mesmo ocorre na etapa estadual para a nacional. 
Comentários alimentados por Disqus