Notícia

 01/04/2014 | OUTROS

MUNICÍPIOS PODEM CONCORRER A RECURSOS PARA AÇÕES CONTRA DROGAS


MUNICÍPIOS PODEM CONCORRER A RECURSOS PARA AÇÕES CONTRA DROGAS

Edital 04/2014 é exclusivo para repasse de apoio financeiro aos 5.564 municípios do País que se inscreverem; Edital 05/2014 é destinado à instituições privadas

 

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), lançou no dia 25 de março dois editais de chamamento público que irão prover recursos públicos para ações de promoção à saúde, proteção contra o abuso de álcool e drogas e combate à violência contra jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

Os editais Vivajovem (Nº 04 e 05/2014), publicados no Diário Oficial da União do dia 25, são resultantes da parceria entre a Senad, da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Saúde e Cultura.

 

O Edital 04/2014 é exclusivo para o repasse de apoio financeiro aos 5.564 municípios do País que se inscreverem, enquanto que o Edital 05/2014 é destinado às instituições privadas (entidades da sociedade civil) sem fins lucrativos do País.

 

A parceria irá fortalecer as ações do Programa “Crack, é possível vencer” e do Plano Juventude Viva, do governo federal, sendo que os municípios serão priorizados na distribuição dos recursos.

 

Os projetos selecionados serão financiados pela Senad e devem compreender atividades que insiram os jovens e adolescentes na produção, execução e avaliação de manifestações culturais e esportivas, todas desenvolvidas em suas comunidades.

 

Os selecionados devem ainda criar espaços coletivos de convívio, articulação e solidariedade, promovendo cidadania e participação social, bem como debaterem temas relevantes ao universo dos jovens, principalmente ao que diz respeito a situação de vulnerabilidade social.

 

Outro foco do projeto é combater o uso excessivo de álcool e o consumo de outras drogas. A violência contra a juventude, especialmente a juventude negra, o racismo e outras formas de segregação, também devem ser abordados e combatidos.

 

Por fim, os municípios e entidades sem fins lucrativos que participarem do edital, devem mobilizar e incorporar as ações do projeto como políticas públicas nos locais em que serão desempenhadas as atividades. (Fonte: Ministério da Justiça)

 

Comentários alimentados por Disqus