Notícia

 10/12/2013 | OUTROS

OPERAÇÃO CITRUS COMBATE FRAUDE NO SETOR DE FORNECIMENTO DE ALIMENTOS; PREJUÍZO É DE R$ 4,8 MILHÕES

A Operação Citrus, que possui o objetivo de combater a sonegação fiscal no setor de refeições, foi iniciada nesta terça-feira (10) e irá cumprir 11 mandados de busca e apreensão em empresas, escritórios de contabilidade e residências em Salvador, Candeias e Santo Amaro. O propósito da ação é desarticular uma organização que está cometendo fraudes fiscais no setor de fornecimento de alimentos. O golpe já soma R$ 4,8 milhões em prejuízo ao Estado.



A fiscalização da Secretaria da Fazendo (Sefaz-BA) iniciou a investigação há um ano, a partir de dados que mostraram indícios de fraude na empresa JB Refeições Industriais Ltda., do ramo de fornecimento de refeições. A empresa é ligada ao Grupo Bordoni, organização com laços familiares com participação em outras empresas, como uma locadora de veículos, uma prestadora de serviços de transporte e uma patrimonial. A operação Citrus procura conseguir documentos que comprovem as fraudes de simulação de quotas a sócios "laranjas", membros fictícios, na JB Refeições Industriais Ltda. permitindo que os verdadeiros sócios sejam isentos das obrigações diante da Fazenda Pública Estadual.



A operação é realizada pela Sefaz-Ba, Secretaria Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), a Procuradoria Geral do Estado, via Procuradoria Fiscal, e o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal de Âmbito Regional, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular (Gaesf).

 

Comentários alimentados por Disqus