Notícia

 10/05/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

PPA como instrumento de progresso do município

O Plano Plurianual (PPA) é uma das ferramentas de desenvolvimento do município. É através dele que se define as ações a serem executada no período de quatro anos. Estabelecer o PPA nas categorias de Políticas Sociais, Políticas de Infraestrutura, Políticas de Desenvolvimento Produtivo e Ambiental, Políticas e Temas Especiais, torna o plano abrangente e mais eficiente.



Dentro desta elaboração, a segurança social, o desenvolvimento e, a garantia da cidadania, alcançará o objetivo de tornar o município melhor para o cidadão. Nas várias ações que podem existir em Políticas Sociais no PPA, a agricultura familiar aparece como um seguimento necessário de geração de emprego e renda. Garantir no plano a compra mínima de 30% dos produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, efetua a segurança de famílias de agricultores municipais e traz desenvolvimento ao município. 
Na categoria de Políticas de Infraestrutura o PPA pode aprovar a melhoria da condição de vida de famílias de baixa renda, ao promover iniciativas que promovam condições digna de moradias com execução de ações integradas: habitação, infraestrutura e inclusão socioambiental.



Em Política de Desenvolvimento Produtivo e Ambiental, o PPA pode assegurar a revitalização ou conservação dos recursos hídricos do município por meio de ações de recuperação, preservação e conservação que visem o uso sustentável dos recursos naturais. A melhoria das condições socioambientais e à melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade.



Já em Políticas e Temas Especiais o PPA pode agendar ações que visem modernizar os serviços de atendimento ao público, ampliando a transparência, a participação social na administração, promovendo maior interação entre o município e o cidadão.

 

Comentários alimentados por Disqus