Notícia

 08/05/2013 | EDUCAÇÃO

Desafio para escolas de ensino básico: descobrir talentos para o esporte

A partir do dia 9 de junho, dirigentes e professores de escolas públicas de ensino básico de todo o País têm um desafio: promover competições esportivas locais para descobrir talentos. O Programa Atleta na Escola irá evoluir, de etapas municipais e estaduais para uma competição nacional.

 

Neste ano, o foco será nas competições de atletismo com disputas de corridas de velocidade, de resistência e de salto. Para 2014 estão previstas as modalidades de judô, vôlei e esportes paraolímpicos. Até o momento estão inscritos 2.533 Municípios. O projeto contará com verba oficial a ser definida pelos Ministérios do Esporte e da Educação. O valor, porém, só será fixado após a definição de quantos Municípios integrarão o programa.

 

Ao final do ciclo de competições, que, em 2013, termina em novembro, serão selecionados jovens para treinamento visando ao alto rendimento. Ainda não há, no entanto, uma definição de como isso será feito, ainda que o Ministério da Defesa já tenha disponibilizado instalações para formação desses atletas.

 

O alto rendimento fica na fase final desse processo enquanto será buscado um modelo definitivo do destino desses meninos que se mostrarem vocacionados para o alto rendimento. Está prevista a avaliação da estrutura disponível hoje na Confederação Brasileira de Atletismo e do aproveitamento das estruturas das universidades e das Forças Armadas, para que uma decisão final.

 

 

Comentários alimentados por Disqus