Notícia

 25/03/2013 | ECONOMIA

Municípios baianos conhecem programas do Estado voltados para a agricultura

Quase 400 secretários e diretores de agricultura de diversos municípios baianos poderão implementar e otimizar ações de fortalecimento da atividade em suas regiões, contribuindo para o desenvolvimento da economia. Isso será possível a partir das novas informações que eles receberam nesta sexta-feira (22), durante o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura e a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária, realizados paralelamente no Hotel Pestana, em Salvador.

Os gestores municipais, a grande maioria em sua primeira gestão, conheceram as políticas públicas estaduais e federais disponíveis para o setor da agropecuária e a forma de acessá-los. Eles começaram a elaborar também os planos para os próximos 20 anos para cada uma das cadeias produtivas, representando segmentos da apicultura, café, pesca, entre outros.

Os debates, que duraram todo o dia, informaram aos gestores municipais como ter acesso ao seguro Garantia Safra, a sementes e mudas de plantas, assistência técnica, cadastro ambiental, entre outros benefícios disponíveis.

Alcance

As informações disseminadas no evento são importantes, levando em conta que a Bahia é o estado com maior número no Brasil de pessoas vivendo da agricultura familiar, 665 mil famílias. Além disso, 24% do PIB baiano vêm do setor agropecuário e 30% dos empregos no estado são gerados a partir deste segmento.

Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, “esse foi um momento de conhecimento para os secretários municipais. Eles receberam várias informações e agora sabem como ter acesso às políticas públicas”.

Os esclarecimentos a respeito do acesso à ração animal chamaram a atenção do secretário de Agricultura de Pindobaçu, Arnaldo Antônio de Souza. “O encontro ajuda a levar para o nosso município alguns projetos que são de interesse de nossa comunidade. Achei interessante a forma de compra do milho para a bovinocultura”.

UPB

Também presente ao evento, a presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Maria Quitéria, comentou que os gestores municipais realmente precisam de eventos como esse. “Serviu para esclarecer todas as políticas públicas do Estado e é de grande valia, visto que muitos secretários municipais são novos porque assumiram a gestão após a eleição deste ano. Acho muito positivo este momento de integração, que é um caminho para o desenvolvimento”.

Durante o evento, os produtores que se destacaram em 2012 receberam uma premiação oferecida pelo jornal A Tarde.

Comentários alimentados por Disqus