Notícia

 25/03/2013 | ECONOMIA

Estado investe R$ 20 milhões em equipamentos para ações contra efeitos da seca

O Governo da Bahia autorizou um investimento de R$ 20 milhões para a compra do maquinário, que vai beneficiar 174 municípios que enfrentam dificuldades devido à estiagem prolongada que castiga várias regiões do estado. A ação reforça a construção e limpeza de aguadas e barragens, inclusive as subterrâneas, fortalecendo, principalmente, a agricultura familiar.

O assunto foi discutido na última terça-feira (19) em reunião do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, com os 13 presidentes dos consórcios públicos baianos, que possuem municípios em situação de emergência por conta da falta d´água.

O evento foi realizado no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e teve também a participação do secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça.

Qualidade de vida - Durante o encontro, os presentes debateram os detalhes sobre a distribuição de equipamentos voltados para a melhoria da infraestrutura hídrica e social. Na oportunidade, Rui Costa destacou a importância da iniciativa para a política de convivência com a seca no estado.

“As máquinas serão usadas prioritariamente para intervenções que vão facilitar o acesso à água para a população. É mais uma forma de o governo investir no bem-estar do baiano que vive no semiárido, levando água e qualidade de vida às famílias”, disse Rui.
A organização da operação das máquinas adquiridas também foi discutida durante a reunião. A contratação de operadores e a manutenção do equipamento ficará sob a responsabilidade do consórcio. Já o combustível, será custeado individualmente, por município, de acordo com o uso.

Segundo Rui Costa, os critérios que determinam a quantidade de máquinas a serem enviadas a cada consórcio serão definidos em conjunto com a CAR. “Levaremos em consideração fatores como a densidade demográfica e o número de municípios associados aos consórcios, além do estado em que eles se encontram em relação à seca. Aqueles que possuem municípios em situação mais complicada serão priorizados”, afirmou. (Fonte: Secom GovBa)
Comentários alimentados por Disqus