Notícia

 14/02/2013 | ORÇAMENTO PÚBLICO

Artigo: A gestão municipal e suas necessidades

A gestão municipal deve atender as necessidades básicas da população respondendo com soluções que façam cumprir. Saúde, educação, infraestrutura, geração de emprego e renda entre outras demandas que se apresentam na agenda administrativa no decorrer do mandato. Organizar para bem governar é o início da boa gestão.

Os investimentos na saúde por mais alto que seja, pois os municípios sempre precisam gastar mais do que os 15% exigidos pela lei, não atende a demanda existente. Cabe ao gestor então estar atento ao setor, avaliando constantemente os serviços de saúdes prestados pelo município. É importante lembrar que é no município que as demandas são sentidas e vistas e ele é o ente federativo de maior responsabilidade para o cumprimento destas demandas, por estar mais próximo da população.

Na educação a organização passa pelo cumprimento da melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a ação pede cuidados variados e que somados formam a qualidade do ensino municipal, sendo capaz de alcançar o objetivo. Cuidar do transporte escolar, da estrutura física das escolas, qualidade da merenda, segurança de alunos, professores e funcionários, qualificação dos profissionais da educação, cumprimento do plano de cargos e carreiras, entre tantas outras ações forma cartilha da educação em uma gestão.

Além destas duas questões, os gestores têm de observar ainda a qualidade de vida da população a partir de eventos como, por exemplo, o destino dos resíduos sólidos. A necessidade de elaborar um plano de saneamento, plano de resíduo sólido, organizar o crescimento da cidade, provendo áreas de lazer, cultura com áreas de acessibilidade.

É conhecido que alguns municípios enfrentam dificuldades financeiras, por redução do FPM e aumento de receitas, diante disto o gestor necessita em alguns casos usar da criatividade na hora de resolver alguns problemas.

Comentários alimentados por Disqus