Notícia

 23/01/2013 | POLÍTICA

Eleição que define presidência da União de Municípios divide prefeitos da Bahia

A UPB deve realizar hoje uma das disputas mais acirradas de sua história, tendo como candidatos dois prefeitos do PSB, Maria Quitéria, do município de Cardeal da Silva, e Wilson Cardoso, da cidade de Andaraí. Ontem, ambos deram as últimas cartadas rumo à conquista dos votos dos 360 gestores municipais que estão habilitados a participar da votação, que ocorrerá entre as 9h e 17h, na sede, no CAB.

Quitéria reúne mais apoios governistas, com uma chapa com maior proeminência de petistas, enquanto Cardoso tem em sua base eleitoral, prefeitos ligados ao governo, mas também oposicionistas.

Entre as propostas semelhantes dos dois está à articulação dos prefeitos na derrubada do veto presidencial para a redistribuição equilibrada dos royalties do petróleo e o pedido de políticas compensatórias referentes à perda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ontem, Cardoso reuniu cerca de 100 prefeitos e outras 60 lideranças, entre deputados estaduais e federais em um almoço, realizado no restaurante Sal e Brasa. Por sua vez, a prefeita de Cardeal da Silva, que atualmente é uma das vice-presidentes da entidade, promoveu um jantar no Hotel Fiesta Convention, no Itaigara. Segundo ela, cerca de 200 prefeitos haviam confirmado presença no ato.

Nos corredores da entidade houve quem acusasse ela o presidente atual, Luiz Caetano de usarem a máquina em favor da eleição, fato desconsiderado pela própria que reafirmou a “candidatura consensual”.

O prefeito de Andaraí se animou com a adesão a sua candidatura, que segundo ele, ocorreu de forma natural. Ele conseguiu barrar o nome de Caetano da comissão eleitoral, que foi substituído por Marcos Cardoso, ex-prefeito de Santana e atual 1º secretário da UPB.

“A UPB é suprapartidária. Não é uma secretaria de Estado, mas sim uma entidade dos prefeitos. Quando vejo lideranças como o deputado federal José Carlos Araújo (PSD) e o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) aqui isso mostra que vamos reunir todos os prefeitos em torno de uma entidade”, afirmou. Cardoso defendeu entre suas propostas, a criação de um banco de projetos de captação de recursos de programas e emendas do Orçamento Geral da União e do Estado; a ampliação da assessoria jurídica “para dar suporte aos prefeitos evitando a rejeição de contas por questões mais burocráticas”, mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A gestora de Cardeal da Silva ressaltou ontem que o fato de já ter concorrido outras vezes, quando conseguiu se tornar 1ª secretária e depois vice-presidente o credencia para o páreo. Segundo ela, o seu concorrente teria particiapdo das mesas de negociações e quando foi batido o martelo em torno de seu nome, ele recuou, reafirmando um projeto próprio.

“Ele foi precipitado. Poderia ter sido o candidato único desde que não fizesse acordos com algumas lideranças (oposição). A gente não pode agradar a Deus e o Diabo ao mesmo tempo”, alfinetou.

Entre suas propostas, Quitéria enfatiza a reforma tributária, a modernização da UPB, com a escola de gestão para trabalhar com as gestões dos municípios de forma mais eficiente, além da política de fortalecimento de todas as regiões do Estado, com a descentralização da sede e realização de reuniões nos territórios e associações.



Comentários alimentados por Disqus