Notícia

 15/01/2013 | ECONOMIA

Previsão é que energia mais barata pese menos na inflação em 2013

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 A lei que reduz em cerca de 20% os valores das contas de luz a partir de fevereiro deverá ter um impacto positivo sobre a inflação, podendo representar de 0,5 a 1 ponto percentual a menos na inflação de 2013.

A avaliação é do economista Urandir Paiva, coordenador de estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ao pontuar que energia é um insumo básico de peso na totalidade do que se produz.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o peso da conta de luz dos consumidores residenciais no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) varia entre 3,4% e 3,5%.

"Essa redução terá, ainda, um impacto no bolso do consumidor, que, com a economia prevista, poderá adquirir outros bens e serviços", diz o economista.

Com uma despesa mensal de R$ 250 com energia, o bancário Marcelo Lemos não está muito esperançoso de que a redução trará grandes benefícios ao consumidor. "A redução é muito tímida perto dos impostos que pagamos". Ele teme que o governo use o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas para "segurar" a queda das tarifas.

Para o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, o governo deve, num cenário de seca, encontrar recursos para financiar a demanda das indústrias, já que haverá um custo adicional de energia com o acionamento das termelétricas.

Comentários alimentados por Disqus