Notícia

 10/11/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

Encontro deseja municipalizar objetivos do milênio

A UPB, buscando oferecer aos gestores e gestoras 2013-2016 capacitação para uma administração equiparada à evolução dos novos tempos, realiza desde ontem, 09/11 no Resort Vila Galé Marés em Camaçari, O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, sustentabilidade e desafios da gestão pública. O encontro acontece até domingo, dia 11. 

Como tema de abertura do encontro foi apresentado aos gestores Os oito Objetivos do Milênio (ODM), ministrado por Olavo Perondi, coordenador projetos especiais, ODM/Brasil. Em 2000 o país junto com mais 190 países assinou o documento que apresenta as metas estabelecidas pela ONU para acabar com a miséria no mundo. Chamada também de Oito Jeitos de Mudar o Mundo, as metas representam desafios a serem cumpridos até 2015. 

Erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, são os desafios a serem cumpridos por países, estados e municípios.

Olavo Perondi enfatizou aos prefeitos e prefeitas a parceria da presidência da republica para o desenvolvimento de atividades que venham possibilitar aos municípios alcançarem as metas do ODM. “O Brasil avançou e é exemplo para o mundo no cumprimento da meta um, acabar com a fome”, disse Perondi. Ele apresenta como responsável por este avanço os programas do governo federal, como o Brasil sem Pobreza.

Para o coordenador, uma das dificuldades que o país enfrenta nas oito metas, é a questão da mortalidade materna, mas Perondi afirma que o país tem políticas robustas que vão contribuir para isto. “Queremos mostrar aos prefeitos que eles podem contar com o governo federal neste estabelecimento de políticas públicas”, disse o coordenador que apresenta um dos programas da presidenta Dilma, o Rede Cegonha, lançado o ano passado e que já começa a mostrar resultados para contribuir para o Brasil diminuir a taxa de mortalidade materna.

A coordenação do ODM/Brasil disponibiliza um site para que os prefeitos e prefeitas possam conhecer os programas do governo federal que são feitos para cumprirem cada uma das oito metas. “Desafiamos os prefeitos e prefeitas a buscarem conhecer cada um destes programas, pois existem programas para cada uma destas áreas e são possíveis de serem realizadas sem necessidades de grandes obras, é possível com pequenas ações, cumprirmos os ODM, e o governo federal se apresenta com um parceiro dos municípios para este fim”, afirmou o coordenador.

O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos que a UPB está realizando conta com o apoio do Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embasa, Coelba, Alconta, Desenbahia, IPM Brasil, Schincariol, Conam, Elimidia e Weblineti.(Fonte: Jesser Oliveira. Ascom UPB)

Comentários alimentados por Disqus