Notícia

 02/10/2012 | POLÍTICA

Projetos baianos para Copa de 2014 têm chancela do Ministério do Esporte

O projeto Turnê Orquestra Juvenil da Bahia e Escola Olodum na China recebeu do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa 2014 (Gecopa), a chancela destinada à promoção do Brasil para a Copa de 2014. Com esse aval, o projeto poderá captar recursos para realizar, no país asiático, a primeira turnê orquestra integrante do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), regida pelo maestro Ricardo Castro e com participação especial de jovens do projeto Escola Olodum.

Também foram contemplados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo Fifa 2014 os projetos de Carlinhos Brown (criação da Caxirola, instrumento de percussão da torcida brasileira durante os jogos), do Instituto Araketu e da De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer (Trilhos da Cidadania, para incluir o Subúrbio Ferroviário de Salvador no legado social da Copa 2014, por meio do trem), e o da Camarote Promoções. Os projetos baianos estão incluídos entre os 96 selecionados, dos 199 apresentados de todo o país para promover ações e imagem do Brasil no megaevento esportivo.

Diversidade

A turnê da Orquestra Juvenil realizará apresentação em três cidades de muita expressividade cultural na China - Suzhou, Shangai, Pequim -, mostrando um Brasil de grande diversidade de raças e cultura, onde os jovens que se interessam por futebol estão ao mesmo tempo ligados às artes, educação e música clássica, independentemente da classe social de origem de cada um.

O ministro Aldo Rebelo disse que divulgar na China o trabalho desenvolvido pelo Neojiba e Escola Olodum significará ampliar a presença do Brasil e da Bahia como referência internacional pela inovação no trabalho, com arte e pluralidade cultural, além de incentivar o desenvolvimento de projetos de música clássica na Copa de 2014.

Comentários alimentados por Disqus