Notícia

 26/09/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

IPM Brasil lembra:Eleitores têm até amanhã para pedir 2ª via do título

Os eleitores têm até amanhã (27) para solicitar a 2ª via do título, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O órgão informou que, desde o dia 9 de maio, quando o Cadastro Eleitoral foi fechado, os únicos documentos cuja emissão pode ser solicitada pelos eleitores são a 2ª via do título, a certidão de quitação eleitoral e a certidão circunstanciada.

Em Salvador, o eleitor pode fazer a solicitação na Central de Atendimento ao Público do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 8h às 18h, ou em qualquer unidade da Justiça Eleitoral na capital, como os postos do SAC, Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ), no Shopping Baixa dos Sapateiros, e cartórios eleitorais. No interior, o pedido pode ser feito em qualquer posto de atendimento eleitoral da Bahia. Os endereços estão disponíveis no site do TRE-BA. O cidadão deve levar um documento de identidade oficial com foto para ser atendido.

Certidão circunstanciada

O documento deve ser solicitado por cidadãos que precisam regularizar a situação eleitoral porque tiveram o título cancelado ou não tiraram a primeira via. A certidão circunstanciada comprova que o eleitor esteve no TRE para realizar o procedimento e não pôde concluí-lo por conta do fechamento do Cadastro Eleitoral.

Certidão de quitação
A certidão comprova que o cidadão está em dia com a Justiça Eleitoral. A emissão do documento é ininterrupta e pode ser solicitada até o dia da eleição, através do site do Tribunal Regional Eleitoral ou em qualquer posto da Justiça Eleitoral do Estado.



De acordo com dados do Tribunal, o estado tem 10.110.122 milhões de eleitores, o que corresponde a 7,18% do eleitorado do país. A maioria dos eleitores baianos é mulher, com 51,84%. Os homens correspondem a 48,09% do eleitorado baiano.

Comentários alimentados por Disqus