Notícia

 06/09/2012 | ECONOMIA

Micro e pequenas empresas geraram todos os empregos formais em julho na Bahia

As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis pela geração de todos os empregos com carteira assinada no mês de julho deste ano na Bahia. O saldo total de empregos formais criados no estado foi de 2.209, sendo que houve aumento de 2.998 de novos postos nas MPEs e redução de 789 postos nas médias e grandes empresas (MGE).

As informações foram fornecidas pela analista da unidade de gestão estratégica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Bahia, Dora Parente, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Estes números não significam que só houve contratações nas MPEs ou só demissões nas MGEs, mas o saldo final foi positivo para as primeiras e negativo para as segundas.

Segundo Dora, os setores que apresentaram a maior redução de empregos nas médias e grandes empresas na Bahia foram serviços, comércio e construção civil, nesta ordem. As microempresas com até quatro empregados tiveram a maior contribuição, entre as micro e pequenas empresas, para a geração de empregos na Bahia em julho. O setor de serviços foi o que mais contribuiu com a criação de postos (1.442), seguido da construção civil (1347) e do comércio (1.082).

Desde agosto de 2011 até julho de 2012, estas microempresas registraram um saldo positivo de 47.968 novos empregos no estado. Neste mesmo período, as micro e pequenas empresas criaram 92,7% dos empregos formais no Brasil, informou Dora.

Em julho, as MPEs foram responsáveis pela geração de quase 80% dos empregos em todo o país, de acordo com uma pesquisa do Sebrae baseada em dados do Caged divulgada nesta terça-feira (4), na Agência Brasil. Segundo dados fornecidos por Dora, neste mesmo mês, as microempresas com até quatro empregados geraram 116 mil postos de trabalho no Brasil. 
Comentários alimentados por Disqus