Notícia

 06/09/2012 | OUTROS

Acordo garante dessalinizadores a 30 municípios da Bahia

 Os 30 municípios mais pobres e com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado da Bahia vão receber dessalinizadores de água. O Programa Água Doce visa garantir o fornecimento de água potável para a população.

O acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e o governo estadual prevê investimento de R$ 61 milhões do governo federal na construção de 385 dessalinizadores de água. "É o maior contrato no âmbito do Programa Água Doce", diz o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério, Pedro Wilson Guimarães.


O recurso possibilitará a instalação do sistema simples de dessalinização composto pelo poço, o dessalinizador, chafariz de distribuição da água para a população e o poço de contenção dos rejeitos, que impede que os rejeitos contaminem o solo. Cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas recebendo água potável para consumo. "Em Israel, são utilizadas grandes unidades para aproveitamento de água do mar: é uma ação estratégica de redução dos efeitos da seca", afirma Wagner. "Aqui, os dessalinizadores vão resolver a escassez de muitas comunidades do semiárido."

Comentários alimentados por Disqus