Notícia

 01/08/2012 | OUTROS

MDS estende até hoje prazo para envio de projetos de Bancos de Alimentos

Os estados e municípios interessados em implantar ou modernizar Bancos de Alimentos têm mais uma oportunidade com a decisão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) de prorrogar o prazo até hoje (1º). O edital público contempla as localidades com Centrais de Abastecimento (Ceasas). O prazo anterior terminava na sexta-feira (27).

O MDS vai investir R$ 7,5 milhões nos Bancos de Alimentos. Esses recursos poderão ser utilizados para o financiamento da elaboração de projetos de engenharia; execução de obras e instalações; aquisição de equipamentos e materiais permanentes; compra de utensílios, materiais de consumo e veículos, com vistas a viabilizar o combate ao desperdício e o abastecimento alimentar nos sistemas agroalimentares urbanos e metropolitanos.

As propostas devem ser encaminhadas por estados e municípios para o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os Bancos de Alimentos são estratégicos no abastecimento e combate ao desperdício de alimentos provenientes da cadeia agroalimentar urbana e metropolitana. Eles ajudam na distribuição dos gêneros alimentícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de se caracterizarem como importantes espaços de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Essas unidades direcionam sua ação à doação de gêneros alimentícios para as entidades socioassistenciais que oferecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Elas também contribuem para o abastecimento de Cozinhas Comunitárias, Restaurantes Populares e Unidades Escolares.

Atualmente, existem 74 Bancos de Alimentos – 10 em Ceasas – em todo o país. No ano passado, eles receberam 30 mil toneladas de gêneros alimentícios, que foram distribuídas a 5,5 mil entidades por mês, beneficiando 1,6 milhão de pessoas.

 

Comentários alimentados por Disqus