Notícia

 16/04/2012 | OUTROS

"Quem quiser driblar as leis eleitorais tem que ser punido"

  Durante a abertura dos trabalhos no período da tarde do Fórum de Debates sobre Legislação Eleitoral e Condutas Vedadas, que aconteceu na cidade de Irecê, nesta sexta-feira (13), o prefeito Luiz Caetano, presidente da UPB, deixou bem clara a postura da entidade quanto aos "expertinhos" que tentarem driblar a legislação eleitoral durante a campanha.

 "Não queremos ensinar como driblar a lei, mas ensinar o certo. Quem quiser burlar a legislação tem que ser punido mesmo. Defendo essa posição do TRE. Por isso criamos esta caravana para orientar os pré-candidatos sobre os aspectos da legislação eleitoral", afirma Caetano.

 

O presidente da UPB fez questão de exemplificar o cenário que surge, após a eleição, num município onde houve erros eleitorais. "Assim que sai o resultado a oposição vai para as ruas dizendo que o outro candidato ganhou, mas não é diplomado. Aí o fuxico se espalha pelo município. No dia que é diplomado, a oposição diz que é diplomado, mas não toma pose. E no dia que toma pose, a história é que foi diplomado, mas não governa. Para evitar esses problemas devemos fazer uma campanha limpa e dentro do que lei exige".

 

O deputado estadual Joacy Dourado, ressaltou que, "é preciso que antes de ser candidato o cidadão tenha a oportunidade de participar de um evento como esse, onde podemos tirar todas as dúvidas quanto à legislação eleitoral. Todo pré-candidato deveria está aqui hoje. Pois, o candidato pode ganhar uma campanha e depois não tomar posse, pois por falta de conhecimento não soube utilizar a legislação a seu favor".

 

Acompanhando o presidente da UPB, a deputada estadual Luiza Maia destacou o ineditismo da UPB com a caravana com o TRE. "A UPB e o TRE fazem história mais uma vez com esses fóruns de debate. Aqui todos têm a oportunidade de discutir a legislação eleitoral e propor melhoras para as próximas eleições e evitar erros neste pleito eleitoral. Com essa postura da UPB, essa eleição será muito mais tranquila para os tribunais eleitorais".

 

Comentários alimentados por Disqus