Notícia

 05/04/2012 | POLÍTICA

Bahia realizará testes no sistema de registro de candidaturas na próxima semana

  A Bahia sedia, de 9 a 13 de abril, a primeira etapa de testes do sistema de registro de candidaturas utilizados pela Justiça Eleitoral. Os testes de campo servirão para avaliar o uso dos sistemas pelos tribunais regionais eleitorais já como um preparativo para a fase de registro de candidaturas nas eleições deste ano.

Os procedimentos serão realizados na sala de treinamento em informática do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com a presença de equipes de mais sete TREs, além de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que coordenará os trabalhos. Serão observados, por meio de operações simuladas de registro de candidaturas, o desempenho nos sistemas CANDEX, CAND e HE.

Objetivo

O objetivo é avaliar o comportamento dos sistemas buscando aperfeiçoá-los para prevenir erros e dar mais celeridade à fase de registro de candidaturas, que começa a partir de 10 junho para as agremiações que já tenham passado pela convenção partidária.

Participarão dos testes, além do TSE e do TRE baiano, os TREs da Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Sistemas

O CANDEX é o sistema utilizado pelos partidos políticos para dar entrada no registro de candidaturas junto ao Protocolo do TRE. O CAND responde pelo procedimento interno de recebimento das candidaturas. O HE é o sistema que realiza procedimentos como sorteio e distribuição do horário eleitoral entre os partidos.

As simulações têm ainda o objetivo de analisar a performance destes sistemas em integração com o VVFOTO (sistema de recebimento de fotos de candidatos) e o SADP (programa de movimentação processual dos TREs).
Comentários alimentados por Disqus