Notícia

 20/03/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

Estiagem castiga Irecê e mais 11 cidades da região

América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Ibipeba, Ibititá, Jussara, Mulungu do Morro, Irecê, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí. Todos esses municípios, pertencentes ao Território de Irecê, decretaram situação de emergência por causa da seca. Agricultores já contabilizam perdas de até 100% da produção agrícola.

A crise de água na Barragem de Mirorós, responsável por levar água a 350 mil pessoas do Território, agrava ainda mais a situação. O tempo está muito quente na região e o céu carregado de nuvens, mas não cai sequer uma gota de água.

O governador Jaques Wagner, em visita à cidade na semana passada, afirmou que vai a Brasília pedir recursos e renegociação das dívidas dos agricultores que perderam suas safras em função da estiagem. "Esperamos que ele (Jaques Wagner) tome mesmo providências, pois estamos sofrendo muito. Já perdi quase 100% do que plantei (milho)", lamentou o agricultor João Silva Cruz, 38 anos.

Reunião - O presidente da UPB - União das Prefeituras da Bahia, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, se reunirá, hoje (20), com os prefeitos das cidades que decretaram situação de emergência. O foco do encontro será as medidas a serem tomadas pela entidades para ajudar aos municípios. O número de municípios no interior da Bahia em estado de calamidade saltou de 75 para 84 na última quarta-feira (14/03). (Irecê Reporter)

Comentários alimentados por Disqus