Notícia

 28/12/2011 | PLANEJAMENTO URBANO

CAA é finalista do Prêmio ODM Brasil com Projeto Cidades Sustentáveis

A ação desenvolvida pelo CAA, "Construindo uma sociedade inclusiva no semiárido baiano: Projeto Cidades Sustentáveis", é finalista da quarta edição do Prêmio ODM Brasil. Avaliadores do edital visitarão as experiências das práticas selecionadas, para posteriormente, um júri eleger as vinte experiências ganhadoras.

 

Projeto Cidades Sustentáveis- visa ampliar oportunidades de inclusão social no Território de Irecê, interferindo de modo efetivo para ampliar capacidades e habilidades de produção econômica e estímulo para o protagonismo político de famílias e grupos sociais em situação de pobreza e vulnerabilidades. Ao todo são 300 famílias, duas mil crianças e 100 lideranças dos bairros da periferia periurbana dos municípios de Central, Lapão, Irecê e São Gabriel envolvidas.

 

As atividades são de mobilização social, diagnóstico participativo nos bairros, implantação de canteiros agroecológicos nos quintais, comercialização de excedentes da produção, elaboração de projetos sociais, assessoria técnica e seminários, reuniões e oficinas de formação.

 

O projeto conta com o apoio financeiro da União Européia e com parcerias como a da Pastoral da Criança, prefeituras municipais, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, agentes comunitários de saúde, associações de bairros, CONAB-Companhia Nacional de Abastecimento, CRAS-Centro de Referencia da Assistência Social e Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê - CTEPI.

 

Prêmio ODM- O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Comentários alimentados por Disqus