Notícia

 04/01/2017 | EDUCAÇÃO

Cartilha Boa Gestão: Pequenos Gestos, Grandes Mudanças


Cartilha Boa Gestão: Pequenos Gestos, Grandes Mudanças

Cartilha Boa Gestão: Pequenos Gestos, Grandes Mudanças

A maioria dos municípios baianos tem uma grande defasagem cultural e de lazer, deixando jovens, adultos, crianças e idosos ociosos. A cultura de formar opções de lazer, diversão e entretenimento é pouco visto na maior parte dos municípios e representa a falta de consciência do prefeito ou prefeita em relação à cidadania.

Construir pequenos projetos culturais pode afetar a vida dos munícipes de forma tão grande que criei uma transformação no bem estar das pessoas envolvidas diminuindo, por exemplo, o uso do álcool que é uma das formas em que as pessoas mais recorrem nas pequenas cidades, às vezes por falta de espaço cultural.

projetosulturais

Projetos de Leitura são iniciativas vistas em muitos lugares do país que mostram como simples ações podem criar novos espaços e pontos de encontros, fortalecendo laços de amizades e criando outros, bem como formados nos municípios, lazer e informação.

Leitura na Praça – O programa leva à praça pública livros e revistas numa programação com dia e hora marcada. Com um uma estrutura didática a Leitura na Praça fornecendo às crianças materiais para confecção de atividades relacionadas ao livro que elas leram desenvolvendo a criatividades dos pequenos leitores. Os jovens e adultos também participam das atividades literárias tanto quanto leitores quanto respondendo ou criando a partir do livro lido, exercícios ou redação, etc.

Dose de Leitura – As Secretarias Municipais (Ação Social, Saúde, Educação) podem desenvolver o projeto atendendo as pessoas que se encontram internadas em hospitais e também a seus acompanhantes. O projeto pode envolver ações de colocar à disposição das pessoas os livros nos quartos ou recepção, como também em horário programado a presença de leitores no hospital para leitura aos pacientes e acompanhantes.

Leitura não tem Idade – Projeto que destina espaço e atividade de leitura para pessoas da terceira idade. O programa de leitura pode levar ser desenvolvidos nas cadeias, nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na feira livre, nos bairros, etc.

Todos estes projetos já são realizados em diversos municípios do país, inclusive em algumas cidades da Bahia, podendo alguns identificarem os nomes utilizados. Os projetos de leitura têm como finalidade dá asas a imaginação e criatividade do leitor ajudando-o na formação crítica e na saúde mental.

Cabe ao gestor e gestora municipal que pretende colocar algum destes projetos no seu programa de governo uma atenção especial na hora do planejamento e execução o projeto, pois o mesmo deve estimular os participantes na aquisição do hábito da leitura ou no seu desenvolvimento.

Cada ação em prol à leitura pode ser desenvolvida sem grande custo para o município, porém deve ser bem organizada e articulada. Podem também buscar parceiros para a execução, pois muitos destes projetos são realizados por ONGs, empresas, editoras, sendo possível o município fazer parceria para a implantação e desenvolvimento do programa.

Comentários alimentados por Disqus