Notícia

 16/09/2015 | EVENTOS

Cidades baianas iniciam os preparativos para receber a tocha olímpica


Cidades baianas iniciam os preparativos para receber a tocha olímpica

Camaçari irá sediar o encontro preparatório para organizar o revezamento da tocha olímpica em 2016 no estado da Bahia. Representantes do governo federal, em parceria com o governo do Estado da Bahia, estarão reunidos com os prefeitos das 27 cidades baianas já selecionadas, nesta quinta-feira (17), para definir atribuições no que se refere ao planejamento, segurança e divulgação das olimpíadas.

As reuniões preparatórias estão sendo realizadas em todos os estados e são coordenadas pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), através da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) e os ministérios do Esporte, Turismo, Cultura, Justiça, Defesa e Secretaria-Geral.

Para o encontro na Bahia estão confirmadas as presenças do subchefe de assuntos federativos da SRI, Olavo Noleto, do ministro do Esporte, George Hilton, do secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, Josias Gomes, de Marco Aurélio Vieira, representando o Comitê Rio 2016, da presidente da União de Municípios da Bahia(UPB), Maria Quitéria Mendes de Jesus, do prefeito de Salvador, capital do Estado, Antônio Carlos Magalhães Neto e demais prefeitos das cidades baianas que receberão o revezamento da tocha olímpica no Estado.

Ponto alto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o acendimento da Pira Olímpica é um ritual que se repete há várias décadas e representa o início oficial do evento. Mas, antes de chegar ao Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 2016, a chama olímpica percorrerá um longo caminho desde o seu acendimento, na cidade grega de Olímpia. No dia 3 de maio, exatos 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, a chama chega à Brasília (DF), dando início a um itinerário que percorrerá mais de 300 cidades, incluindo as outras 26 capitais brasileiras, sendo conduzida por mais de 12 mil pessoas.

Na Bahia, 27 cidades já estão garantidas para o revezamento da tocha, sendo que, em seis delas, a tocha olímpica também irá pernoitar por uma noite.

ATLETAS NO EVENTO

Uma comitiva de atletas baianos também estará representando o Estado no evento de Camaçari nesta quinta-feira: Robson Conceição (vice-campeão mundial de boxe 2013);Allan do Carmo (campeão da Copa do Mundo 2014 de maratona aquática 10 km); Isaquias Queiróz(primeiro brasileiro campeão mundial de canoagem velocidade); Valdenice Conceição (medalha de bronze no campeonato mundial de 2014 na modalidade canoagem velocidade) e Acelino ‘Popó’ Freitas (tetracampeão mundial de boxe).

Também irão prestigiar o evento os canoístas baianos Jack Jamael Nascimento Godman (16), Maico Ferreira dos Santos (20), Matheus de Souza Cruz (18) e Vilson Conceição do Nascimento (29), todos da Associação de Canoagem de Itacaré e Andrea Santos (23), Caique Ferreira (22), Carlos Santos (16), David Oliveira (19), Carlos Santos (16), Luciana Costa (29), Matheus Sacramento (22) e Valber Arcanjo (20) da Associação Cacaueira de Canoagem.

Comentários alimentados por Disqus