Notícia

 01/09/2014 | EVENTOS

GOVERNO QUER ATUAÇÃO CONJUNTA DAS GESTÕES FEDERAL E MUNICIPAL


GOVERNO QUER ATUAÇÃO CONJUNTA DAS GESTÕES FEDERAL E MUNICIPAL

A importância da parceria entre a União, os estados e os municípios como garantia de melhores condições de vida para a população é consenso entre as autoridades que participam do 3º Encontro de Prefeitos – Saúde Pública. Desafio da Gestão, realizado de 29 a 31 de agosto no Vila Galé Marés, em Camaçari. O evento reuniu mais de 500 prefeitos e secretários municipais de saúde.

 

Para o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, as prefeituras têm papel primordial no desenvolvimento do país. “É no município que as coisas acontecem. É na base que a população sente a ação do poder público”, destacou. Em sua conferência sobre os desafios da gestão da saúde pública, Chioro apresentou os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) com 1,4 bilhões de consultas médicas, 11,5 milhões de internações, maior sistema de transplantes de órgãos do mundo, 98% do mercado de vacinas é movimentado pelo SUS, 27,4 milhões de procedimentos oncológicos.

 

Segundo o ministro, o Brasil é um dos países que mais reduziu a mortalidade infantil no mundo (UNICEF, 2013). A mortalidade materna foi reduzida em 14,6% na década de 2000 a 2010. O calendário básico infantil oferece 14 vacinas que previnem contra mais de 20 doenças.

 

SUCESSO – Um exemplo de sucesso é a vacinação contra HPV: em 2014, 4,3 milhões de meninas já foram vacinadas, ou seja, 87% da meta. Outro desafio está na Atenção Básica e seu fortalecimento. Em 2010 foram gastos 9,7 bilhões e em 2014 são 20 bilhões em recursos. É preciso construção e melhorias das Unidades Básicas de Saúde. Foram 26 mil construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde.

 

R$2,25 bilhões entre 2011 até abril de 2014 no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e de Qualidade (PMAQ). A Saúde da Família alcançou 58% da população por meio de 37.064 equipes, o que representa atendimento a 115,6 milhões de cidadãos. Chioro destacou ainda o papel do Programa Mais Médicos com dados estatísticos:

 

14.462 médicos para a Atenção Básica;

3.785 municípios e 34 distritos especiais indígenas beneficiados;

 

100% da demanda atendida;

 

Cerca de 50 milhões de pessoas beneficiadas. São mais de 75% dos médicos que estão em municípios de alta vulnerabilidade social.

 

SUCESSO – Magnetizado pela palestra a plateia formada por mais de 500 prefeitos e secretários municipais de saúde lotou o auditório em um dia de sábado (30 de agosto). O Ministro da Saúde falou dos desafios com o compromisso e qualificação dos trabalhadores, o crescimento do número de idosos, promoção e prevenção, aumento da obesidade (50,8% da população das capitais brasileiras), dos acidentes provocados no trânsito (o Brasil está em quinto lugar no mundo em mortes provocadas pelo trânsito), regulamentação da lei anti fumo, entre outras.

 

E apresentou a agenda em construção: apoio a projetos com desenho regional, consideração de especificidades territoriais, articulação com mecanismo de regulação do acesso, financiamento federal na compra de veículos, co financiamento estadual para a operação do serviço e construção de uma nova rede de especialidades.

 

O evento realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Caixa, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Dayhorc, Delfin, Desenbahia, Edson Neves Advogados, Grupo A Tarde, IMAP, IPM Brasil, JG Carvalho e Nutricash.

 

Comentários alimentados por Disqus