Notícia

 02/10/2013 | EVENTOS

GESTORES DOS MUNICÍPIOS DO NORTE PRESTIGIAM ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO EM JUAZEIRO

 

O Tribunal de Contas dos Municípios deu início nesta sexta-feira (27/09), a mais uma fase de orientação aos gestores e técnicos das Prefeituras e Câmaras Municipais, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, desta vez no salão de convenções do Grande Hotel de Juazeiro.

Localizada numa das regiões mais progressistas da Bahia, considerada a “Cidade da Irrigação”, com produção de frutas em larga escala, inclusive com vinícolas que já firmaram grande conceito nacional face à qualidade das uvas produzidas no Município e região, são mais de 2,8 milhões de habitantes em uma área que abrange também o polo de Paulo Afonso, no Alto São Francisco e mais de 70 cidades do semiárido baiano.

Muito atentos a todo tipo de orientação dos técnicos do TCM, principalmente sobre os aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os gestores e técnicos lotaram o Centro de Convenções, dirimindo dúvidas, fazendo seus questionamentos.

Foi o diretor da Coordenadoria de Assistência aos Municípios, Antônio Dourado Vasconcelos que, em linguagem muito clara, mostrou a preocupação do TCM com a situação das Prefeituras em época de poucos recursos, mas, também, a necessidade de administrações com o respaldo na legislação vigente, “porque assim é que os Conselheiros do Tribunal, que vão julgar suas contas, poderão encontrar os mecanismos para não ter que rejeitá-las”.

Ainda no período da manhã, mais uma palestra foi realizada, sobre “Transparência e Controle”, com o Analista de Controle Externo, Luiz Eduardo Dourado Lopes. À tarde, as palestras serão da Assessora Jurídica, Maria da Conceição Castelucci (Licitações e Contratos); do Analista de Controle Externo, Vitor Maciel dos Santos (Prestação de Contas: Principais Orientações) e do Analista de Controle Externo, Alessandro Prazeres Macedo (Principais Pontos de Rejeição de Contas).

Mesmo com a ausência do presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, que teve assuntos inadiáveis da Corte de Contas em Salvador, e atraso no voo da presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, que estará presente no turno vespertino, o primeiro evento da nova série foi um sucesso, com mais de 200 participantes, entre gestores e técnicos municipais. O presidente Paulo Maracajá Pereira foi representado pelo Ouvidor do Tribunal, Francisco Soares Senna.

O Encontro de Juazeiro foi aberto com a execução do Hino ao Dois de Julho (Independência da Bahia) e entre figuras de destaque estiveram o 2º Tesoureiro da UPB, Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, o Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco – CONSTESF, Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Torres e o Presidente da Câmara de Juazeiro, Pedro Alcântara Filho.

Ao final do evento, os participantes foram informados sobre datas e locais dos próximos sete outros Encontros do TCM de Capaticação e Orientação com os Gestores, que serão em Vitória da Conquista (18/10), Jequié (ainda sem data definida), Porto Seguro (01/11), Barreiras (06/12), Ilhéus (07/02/14), Irecê (21/02/14) e Alagoinhas (14/03/14).
Comentários alimentados por Disqus