Notícia

 03/05/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Agenda ajuda os municípios alcançar os Objetivos do Milênio

O governo federal lançou a Agenda de Compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A agenda visa tornar possível que os municípios atinjam as metas estabelecidas. Criado em 2000 pela ONU, o ODM compõe-se de oito objetivos que todos os países devem alcançar até 2015. O balanço geral do Brasil nos últimos 12 anos mostra que o país conseguirá alcançar a média nacional em tempo. Porém analisado os municípios de maneira isolada, que estes não alcançaram as metas.



Acabar com a fome, universalizar o ensino e a educação, promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a AIDS, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e, todos em pró dos ODM, são as metas a serem alcançadas.


No portal: http://www.portalodm.com.br/ se encontra a condição de cada município em cada um dos objetivos, além da cartilha que mostra como os governos municipais podem realizar ações que melhorem o desempenho do seu município no ODM, e assim elevar a média municipal em nível de Brasil, possibilitando que até 2015 todos alcance os objetivos.

 


A UPB, consciente da importância deste compromisso firmado pelo Brasil, procura alinhar suas atividades a cada uma destas metas, pensando no desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente, isto é, do povo baiano. Neste sentido, oferece este espaço virtual para estimular debates, disseminar notícias locais e regionais relacionadas às metas estabelecidas pela ONU e propiciar o engajamento de todos os interessados em participar de campanhas, ações e projetos sociais que colaborem com os ODM.

Comentários alimentados por Disqus