Notícia

 11/04/2013 | OUTROS

Sete municípios baianos comemoram emancipação

 
 
Nesta sexta-feira, dia 12 de abril os municípios de Gongogi, Licínio de Almeida, Dário Meira, Presidente Dutra, Serra Dourada, Aiquara e Tabocas do Brejo Velho comemoram seus 51 anos de emancipação política.
 
Gongogi localiza-se no sul da Bahia. Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Gongoji.Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome faz referência a rio homônimo que banha a região. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para gongoji e finalmente para gongogi.

Licínio de Almeida originou-se do povoado formado em torno da fazenda GadoBravo, da família Soares. Com a chegada dos trilhos da Rede Ferroviária FederalLeste Brasileiro na década de 40, formou-se o povoado Gado Bravo. Este povoadofoi elevado a distrito em 1953 pela Lei Estadual nº 628, já com o nome deLicínio de Almeida, engenheiro da Rede Ferroviária Federal que ali residira efalecera. Licínio tinha uma boa infra estrutura ferroviária, pois os trens quepartiam de Monte Azul, iam até lá só com a metade da carga, por causa da serra,depois voltando as locomotivas escoteiras para pegar o resto.

O Município de Dário Meira teve seu nome em homenagem ao político boa novense,que, à época de epidemia de doenças contagiosas, sendo dono de uma pequena farmácia, socorria a população. O município de Dário Meira é formado por distrito único, contando com os povoados de Acaraci, Ponto Novo e Planalto Íris. Presidente Dutra um dos maiores produtores de pinha (também conhecidacomo fruta-do-conde) do Brasil. Ficou reconhecida como a Cidade da Pinha.Homenagem ao ex-Presidente Marcehal Eurico Gaspar Dutra, décimo nono Presidente do Brasil de 1946 a 1951, responsável pela criação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.
 
Serra Dourada, situada no Oeste da Bahia, à margem esquerda do rio São Francisco o município foi originalmente habitado por índios acroás, povoada com o nome de São Gonçalo. Em torno do santuário foi se estabelecendo um povoado que, no ano de 1880, contava com muitos sítios nas cercanias. Já antes, em 1836 era distrito de Santo Antônio do Urubu (atual Paratinga). Em 1868 compunha, com o distrito do mesmo nome, o distrito de Santana dos Brejos, pertencente a Rio das Éguas (atual Correntina),por decreto 1018, de 2 de maio daquele ano, sendo Presidente da Província JoséBonifácio Nascente de Azambuja. Politicamente, entretanto, os dois povoadosdisputavam entre si.

O município de Aiquara está localizado no Centro-Sul baiano. De origem indígena, Aiquara quer dizer caminho da toca (a cidade ficava na passagem para um lugarejo chamado Toca Bonita). Até 1915, a área em que hoje é a cidade de Aiquara era uma pequena propriedade rural (Preguiça). Em 1916 chegaram a Preguiça algumas pessoas em busca de novos mercados de trabalho, atraídas pela fertilidade do solo. O proprietário das terras doou partes da fazenda para construção de casas para os recém-chegados, iniciando um povoamento, Arraial da Conceição. O aumento do número de moradores e a construção de casas residenciais e comerciais fez com que houvesse um plebiscito, em 1924, para mudar o nome local. Como povoado, Aiquara pertenceu à jurisdição de Itajuru (antigo Rio Branco, município de Jequié) até 1932.

A cidade de Tabocas do Brejo Velho é rodeada por brejos, daí seu nome, tem-se aprodução de cana de açúcar e concomitantemente de cachaça brejeira, assimdenominado pela população local. A denominação Taboca tem origem indígena esignifica filho do prisioneiro ou estrangeiro, ou ainda o filho da índia com obranco.
 

Comentários alimentados por Disqus