Notícia

 04/03/2013 | POLÍTICA

Emiliana é nova prefeita de Camamu

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Emiliana de Zequinha da Mata (PP) assume no próximo dia 20 a Prefeitura de Camamu, no sul da Bahia. Com 48,55% (7.677) dos votos válidos, ela é a prefeita eleita nas eleições suplementares realizadas ontem e assume o lugar ocupado provisoriamente pelo presidente da Camara de Vereadores, Ednaldo de Jesus Souza.
A nova eleição em Camamu aconteceu mais de 60 dias depois da posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012 em todo país, por determinação do Juiz titular da 78ª Zona Eleitoral, João Paulo Guimarães Neto. O motivo foi o indeferimento da candidatura de dois candidatos que obtiveram, juntos, 53,56% dos votos válidos. Neste caso, o juiz procedeu como se mais da metade dos votos válidos tivessem sido nulos, o que enseja nova eleição.
Américo José da Silva (PSD) e Ioná Queiroz Nascimento (PT) tiveram identificadas irregularidades nas candidatures em 2012 e foram enquadrados na lei da Ficha Limpa. No pleito realizado em outubro, a candidata Emiliana de Zequinha da Mata (PP) foi a primeira colocada, após substituir o irmão, Zequinha da Mata, então candidato, que também teve a candidatura indeferida, mas renunciou antes da votação.
Na apuração para o cargo de prefeito, Emiliana levou 5.993 votos válidos (32,56 %), Américo obteve 5.729 votos (31,13 %), Chico Vasconcelos ficou com 911 votos (4,95 %), Ioná teve 4.128 votos (22,43 %) e Idalina Miranda. (também com o registro indeferido), 57 votos (0,31 %).
Ontem, Luizinho teve 4.181 votos (37,64%) e Noêlia 1.353, equivalentes a 22,18% dos votos válidos.
Votação
Segundo o Tribunal Regional do Estado (TRE-BA), a votação foi tranquila em Camamu, mas duas pessoas foram presas, uma por boca de urna e uma por transporte irregular de eleitores.
Houve ainda interrupção no fornecimento de energia elétrica no povoado de Travessão, distrito de Camamu. As urnas contaram com baterias internas que garantem cerca de 22 horas de funcionamento autônomo. Foram fornecidas também baterias externas para prevenir interrupção da votação. A falta de energia durou aproximadamente duas horas. Apenas uma urna foi substituída por problemas técnicos.
Além de Camamu, neste domingo, mais de 410 mil eleitores de oito municiplos brasileiros foram às urnas em eleições suplementares.
Escolheram representantes também, ontem, os municiplos de Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolandia (MS), Balneário Rincão (SC), Campo EM (SC), Criciúma (SC), Thngará (SC) e Bonito (MS) — Leia abaixo.
No dia 7 de abril, mais 14 cidades vão eleger seus prefeitos. Na Bahia, os eleitores de Muquém de São Francisco vão às urnas.


Comentários alimentados por Disqus