Notícia

 21/02/2013 | ECONOMIA

Seis agroindústrias serão implantadas em associações do sul da Bahia

As associações contempladas pelo edital de apoio a empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar assinaram na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Casa Civil do Governo do Estado, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o termo de compromisso para implantação de Agroindústrias Simplificadas de Hortifruticultura.

A ação faz parte do Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Veracel Celulose, inserido no programa Vida Melhor. Seis entidades foram selecionadas pelo edital, que também inclui a aquisição de veículos utilitários e utensílios.

O secretário estadual da casa Civil, Rui Costa, ressaltou que o objetivo fundamental desta iniciativa é o benefício direto ao cidadão. “Os equipamentos vão viabilizar a escala e a autonomia de produção às 960 famílias beneficiadas, incrementando a sua renda. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas e seguiremos trabalhando, prioritariamente, pelos que mais precisam”.

Agricultor familiar há sete anos, Valdemir Almeida, 48 anos, membro da Associação Unida Roça do Povo, destacou a importância da ação, que beneficiará os 125 agricultores filiados a entidade e outros do entorno.

Selo nos produtos

 Segundo Valdenir, “a chegada da agroindústria será maravilhosa, pois produziremos alimentos com mais qualidade e em maior quantidade. A venda também será facilitada, com o selo nos produtos. O benefício ainda vai se expandir às associações vizinhas à nossa, pois vamos convidá-las a usufruir dessa agroindústria, melhorando a vida de um número ainda maior de pessoas da região”.

De acordo com o agricultor familiar Cosme Figueiredo, 54, representante da Associação de Agricultor Indígena Coroa Vermelha, a produção de abacaxi, banana, coco e de hortaliças do grupo será beneficiada em larga escala. “Vamos usar esses equipamentos em prol do trabalho das 200 famílias da comunidade. Com certeza, teremos mais produtos para comercializar na feira”. O representante adiantou vai tentar um convênio com a prefeitura local e vender os produtos para a merenda escolar.

Na cerimônia também estavam presentes os representantes das entidades, o gerente de sustentabilidade da Veracel Celulose, Renato Carneiro, e o superintendente da Agricultura Familiar do Estado, Wilson Dias.

Entidades beneficiadas

Associação de Agricultores Indígenas Patoxó da Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália)
Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Luis Inácio Lula da Silva (Santa Cruz Cabrália)
Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Jequitinhonha (Belmonte)
Associação Projeto Maravilha (Eunápolis)
Associação Unida Roça do Povo (Porto Seguro)
Cooperativa Mista de Agricultores e Produtores da União Baiana (Itagimirim).
 

Comentários alimentados por Disqus