Notícia

 21/01/2013 | POLÍTICA

Prefeitos dizem o que farão se forem presidentes da União dos Municípios

A sucessão para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) chega à reta final indefinida, com dois candidatos da base governista, ambos do PSB, se enfrentando, mas com propostas e posturas bem distintas.

Enquanto a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, representa a continuidade, e conta com o chamado voto de cabresto, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, aposta numa UPB independente, que defenda os interesses do municipalismo, tanto na esfera estadual quanto na federal. Hoje à tarde eles registram as chapas na sede da entidade.

Os dois passaram o fim de semana em intensas articulações. A candidata Quitéria buscou os votos da base que segue a atual administração da entidade e de alguns setores da máquina estadual, enquanto Cardoso dedicou-se ao corpo a corpo e aos ajustes em seu programa a ser cumprido à frente da União das Prefeituras.

Cardoso segue com discurso inalterado. “Tenho o governador Jaques Wagner no coração, sou seu aliado, mas é por comungar com sua postura republicana que entendo que a UPB precisa ter um presidente eleito de forma soberana, pelos prefeitos baianos, sem manobras ou conchavos, sem qualquer interferência externa. As responsabilidades de um prefeito são muitas, mas a maior delas está com sua consciência. A UPB precisa sair fortalecida e quem assumi-la ter real compromisso com a causa municipalista e não com grupos políticos”, afirmou.

Questões como uma revisão na Lei de Responsabilidade Fiscal, numa distribuição mais justa do ICMS e até a criação de um banco de projetos visando facilitar o encaminhamento de pleitos de pequenos municípios ao governo federal estão entre as ideias e propostas de Wilson Cardoso.

“Há muito a fazer pelos municípios baianos. O prefeito é o primeiro canal onde a sociedade recorre para levar suas queixas, seus anseios. E ele vive engessado. Temos de rever essa política fiscal e defender os interesses do municipalismo” enfatizou o prefeito de Andaraí.

A chapa de Cardoso já está montada tendo como vice-presidente institucional, o prefeito de Barra do Choça, Oberdan (PP), como vice-presidente administrativo, o prefeito de Mara do São João, Otávio Marcelo (PP), como tesoureiro o prefeito de Utinga, Alberto Muniz (PSD), como 1º secretário, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo (PMDB) e como conselheiro, o prefeito de Brumado, Adiberto Lima (PSL).

A prefeita Maria Quitéria destacou que entre as suas propostas existem bandeiras nacionais, como queda do veto parcial da lei dos royalties, que segundo ela, devem ser mais bem distribuídos, a reforma tributária, também com o ICMS igualitário para todos os municípios e as bandeiras regionais, com áreas como a da saúde tendo o maior apoio do governo do estado.

“Além disso, vou intensificar as parcerias, a exemplo da que já temos com a OAB, que visa capacitar o corpo técnico das prefeituras, os procuradores e controladores municipais para levar mais transparência e eficiência a administração pública. Vale ressaltar que as questões nacionais citadas podem ser conquistadas logo, como podem ser conquistadas daqui há alguns anos. Vamos melhorar as parcerias com as universidades, a exemplo da Ufba com a Escola de Gestão Administrativa e fazer parcerias com as empresas”, relatou.

Comentários alimentados por Disqus