Notícia

 11/11/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

Impacto da crise no cenário econômico na Bahia

Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, e Doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, foi o palestrante deste segundo dia (10) no Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos sob o tema central, sustentabilidade e inovação, desafios para a nova gestão que está acontecendo no Resort Vila Galé Mare, Camaçari.

Em sua exposição Cenário mundial, os impactos no Brasil, na Bahia e os reflexos para as novas administrações, Pochmann falou que essa crise econômica é de grande proporção nos últimos 70 anos. Enquanto nos EUA há uma depressão econômica, na Europa o quadro é de degradação econômica e social. “A crise que vivemos hoje é de difícil saída. Os países ricos ficaram na disputa financeira, no modelo especulativo de organização de recursos. Na Europa houve o neoliberalismo e a saída hoje foi a redução dos direitos sociais e a piora nos quadros sociais. O que restou foi os países asiáticos, América Latina e África. Houve assim uma mudança geopolítica. O Brasil vem com a expansão econômica porque colhemos várias sementes com a construção de políticas públicas”.

Rapidamente ele contou a trajetória do Brasil Império a República, das tomadas de decisões políticas administrativas e disse que somos herdeiros da Revolução de 30. O Brasil tomou uma vacina contra a crise. “Portanto o prefeito tem que ser o protagonista desta ação de mudança, porque daqui há duas décadas o Brasil será bem diferente. As mulheres estão tendo cada vez mais com menos filhos. Antes era reprodutora, hoje sua participação é muito maior. Em 2030 vamos ter uma redução na população. Esse contexto é importante porque a população cresce menos e há um aumento na expectativa de vida e nossas cidades não estão programadas para pessoas com mais de 60 anos”.

Na crise global dos dias de hoje, o Brasil responde positivamente. Os avanços econômicos e sociais obtidos anteriormente à crise atual indicam que o país encontra-se melhor preparado para enfrentar o grave quadro internacional. A despeito das dificuldades, o país tem condições - em plena crise – de reaparelhar o seu sistema financeiro para responder às exigências de reorganização do setor produtivo. Ou seja, utilizar as políticas públicas para ampliar e aprofundar o funcionamento do mercado, concebendo maiores oportunidades aos micro e pequenos empreendedores, bem como aos diversos setores produtivos emergentes.

Disse ainda que houve mudança do trabalho, da atividade industrial para o de serviços, “O trabalho hoje, de serviços (imaterial) é feito em qualquer lugar, horário, não precisa de lugar específico mas precisa de conhecimento. Acabou o modelo de educação do século XX. O estudo é uma questão necessária a vida toda e é preciso mudar profundamente a educação. A mola propulsora de mudança é o conhecimento e sem educação não vamos longe. O planejamento é a base de uma boa administração”.

O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos que a UPB está realizando conta com o apoio do Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embasa, Coelba, Alconta, Desenbahia, IPM Brasil, Schincariol, Conam, Elimidia e Weblineti.
Comentários alimentados por Disqus