Notícia

 11/11/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

Planejamento estratégico foi um dos principais temas debatidos durante encontro em Camaçari

Planejamento Estratégico: Esse foi o terceiro tema debatido no segundo dia de Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos que está acontecendo no Resort Vila Galés Marés, em Camaçari, neste sábado, dia 10 de novembro, e despertou grande interesse dos gestores presentes no evento. Segundo o economista e contador, especialista em Administração Financeira e Orçamento, Walter Pennick, o planejamento estratégico municipal é um instrumento de gerenciamento que tem um único propósito: tornar a gestão de uma cidade eficiente.

O planejamento estratégico é um instrumento de relevância inquestionável para a gestão de municípios, prefeituras e organizações públicas, principalmente pelas dificuldades de recursos financeiros disponíveis nos municípios, pela obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal que pressupões o equilíbrio das contas públicas, pela exigência do Estatuto da Cidade que estabelece diretrizes e metas para a expansão urbana e de desenvolvimento do território municipal, ou seja, zona urbana e rural, levando em conta aspectos ambientais, culturais, turísticos, econômicos e sociais, e pela pressão dos munícipes e gestores locais por uma cidade melhor.

Devido às constantes mudanças sociais, econômicas, políticas e legais, as administrações públicas municipais não possuem mais margem para o desperdício de recursos e de processos, faz-se cada vez mais necessário à otimização dos recursos e processos públicos para atender as demandas da sua comunidade.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão, cuja etapa de avaliação estratégica é capaz de mensurar resultados. Assim, sua utilização facilita a identificação dos efeitos sociais decorrentes das ações públicas.

A prática do planejamento estratégico nos municípios visa corrigir distorções administrativas, facilitar a gestão municipal, alterar condições indesejáveis, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de propostas estratégicas, objetivos a serem atingidos e ações a serem trabalhadas. Considerando que essas questões podem ser mais significativas em um município que em outro, reproduzindo particularidades, é evidente que uma metodologia de elaboração de um plano que não se vincule a determinações programáticas generalizantes, conta com mais chances de sucesso.

Sob essa perspectiva, o Planejamento Estratégico Municipal, parece adequar-se mais facilmente a especificidades diversas. O Planejamento Estratégico Municipal é um processo que procura ser dinâmico e interativo para determinação de objetivos, estratégias e ações do município. É elaborado por meio de técnicas administrativas específicas e complementares, envolvendo de forma ativa os diversos atores sociais do espaço trabalhado. É formalizado para articular políticas federais, estaduais e municipais, visando produzir transformações positivas no município, sendo, pois, obrigatoriamente, um projeto global, que considera as múltiplas temáticas municipais e valoriza a forma participativa e contínua de pensar o município no presente e no futuro.(Fonte: Ana Clara Solla-Ascom UPB)
Comentários alimentados por Disqus