Notícia

 02/10/2012 | TRANSPARÊNCIA

Lançado Observatório da Despesa Pública na Bahia

O Observatório da Despesa Pública (ODP) baiano foi lançado no último dia 27 durante ato realizado no auditório da Casa Civil, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Estiveram presentes o subsecretário da Fazenda, João Aslan Ribeiro, e a auditora geral do Estado, Mirian Guerreiro, que agradeceu o apoio de todos os órgãos envolvidos na iniciativa.

“Estou feliz em estarmos aqui concretizando esse projeto, que fortalece o controle interno e contribui para o nosso país, melhorando a gestão, a prevenção, evitando a corrupção e contribuindo para melhorias no gasto público”, disse a auditora.

Projeto piloto

João Aslan considerou uma honra para a Bahia participar do projeto piloto. Ele acredita que o potencial do ODP poderá mudar o patamar do controle interno do Estado, uma obrigação de todos os órgãos públicos. "Nosso desafio é fazer com que o gasto público se justifique e seja compatível à nossa carga tributária”.

O lançamento do observatório na Bahia resulta de parceria do Estado com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O convênio entre as duas instituições objetiva a implantação de uma unidade do ODP em cada estado da Federação.

A Bahia e Santa Catarina foram selecionados para o projeto piloto por atenderem os requisitos de informatização do Estado, avanço na transparência sobre os gastos públicos e previsão de orçamento estadual para o projeto. Técnicos dos dois estados foram treinados por analistas da CGU para conhecer o modelo conceitual e a metodologia de trabalho do ODP, e utilizar a ferramenta de investigação ‘i2 Analyst’s Notebook’. Eles estudaram ainda o Mapa de Processo e a elaboração do Quadro de Indicadores (Qi), estudos estratégicos realizados pelo Observatório.

Comentários alimentados por Disqus