Notícia

 20/09/2012 | PLANEJAMENTO URBANO

Mais 43 municípios vão receber sistemas de abastecimento de água

A implantação de 60 sistemas de abastecimento de água, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em 43 municípios das regiões sudoeste e nordeste foi anunciada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste final de semana (15 e 16).

A abertura da licitação será no dia 23 de outubro. Em reunião do Comitê Estadual de Convivência com a Seca, a Cerb informou que os poços já estão perfurados e, por isso, as obras, realizadas com recursos do Governo do Estado, devem ser concluídas em até 180 dias.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, coordenador do comitê, neste segundo semestre serão iniciados 310 sistemas, que estão em processo de licitação. Segundo ele, o Ministério da Integração Nacional vai investir na implantação de 250 sistemas na região do semiárido baiano, para os quais o recebimento das propostas será na primeira semana de outubro.

Recursos do governo estadual serão liberados para implantação de 60 sistemas nas regiões sudoeste e nordeste. As obras são constituídas basicamente de captação, adução, reserva e distribuição da água. As captações, em sua maioria, são feitas a partir de poços tubulares profundos destinados ao aproveitamento do lençol subterrâneo. Em alguns casos também são aproveitadas águas superficiais.

Comentários alimentados por Disqus