Notícia

 12/04/2012 | OUTROS

Concurso cidade Baiana da Cultura

A disputa para o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2012 ganha novos contornos a partir deste mês, já que o prazo de inscrições termina no dia 30 de abril. O objetivo do concurso - que chega a sua terceira edição - é valorizar, promover e preservar o patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, bem como a diversidade e a identidade cultural do povo baiano. Qualquer município baiano pode concorrer. Basta entrar no site http://mundoexpo.com.br/cidadebaianadacultura/ e baixar o formulário.

Iniciativa da Expo Eventos, o concurso tem apoio das Secretarias de Cultura e de Turismo do Estado. "Esse é um prêmio bastante motivador para as cidades que a disputam e muito importante para a cultura, pois cada postulante procurará o que há de mais interessante para se credenciar como candidata com chances efetivas de vitória. Essa é uma iniciativa muito importante para a nossa terra, que é um destino essencialmente cultural", afirma o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira.

O desafio para os municípios participantes é de defender a importância da sua Cultura, mostrando o que cada um tem de diferente em relação aos demais concorrentes. "Nosso objetivo é promover a riqueza cultural da cidade, dando visibilidade e suporte ao que já existe", explica o produtor executivo Cleber Menezes, um dos coordenadores do concurso. Segundo ele, a meta é conseguir a participação de municípios que compõem os 26 Territórios de Identidade da Bahia.

O município eleito ganha todo apoio na produção e comunicação nas atividades que se estendem de junho deste ano até o Carnaval de 2013. "Damos todo suporte profissional no sentido de planejar, organizar, realizar e dar maior visibilidade, fazendo com que as manifestações populares, festas e tradições do local se tornem mais conhecidas. É uma oportunidade de mostrar para a Bahia e o Brasil o potencial daquela cidade", afirma Menezes.

Visibilidade e Reconhecimento

Em 2011 o município eleito foi Maragojipe, no Recôncavo Baiano. O concurso movimentou a cidade com uma programação diversificada que incluiu um suporte as tradicionais festas de São Roque e São Bartolomeu, além da realização da primeira Virada Cultural da Bahia. O prefeito Sílvio Ataliba reconhece a importância de Maragojipe ter sido eleita a Cidade Baiana da Cultura de 2011. "Este concurso significou um salto qualitativa para o município. A população e a mídia passaram a conhecer e a respeitar mais as nossas tradições", avalia. Durante o tempo de vigência do projeto, a cidade recebeu cerca de 100 mil turistas, um aumento médio de 15% em relação aos anos anteriores.

 
Para o prefeito de Rio de Contas, Marcio Sairaf, o título recebido pelo município em 2010 foi muito bem-vindo. "Receber o título de Cidade Baiana da Cultura foi um reconhecimento público das nossas riquezas culturais e históricas", afirma.
 
Inscrições
 
As inscrições para o concurso Cidade Baiana da Cultura 2012 podem ser feitas até o dia 30 de abril. No site http://mundoexpo.com.br/cidadebaianadacultura/ estão disponíveis o regulamento, a lista com os documentos exigidos e a ficha de inscrição do concurso. Alguns itens solicitados para as Prefeituras participantes são a programação de cultura de cada localidade, além da descrição dos principais esforços para preservação de identidade, valorização do patrimônio e participação social.
 
A ficha de inscrição e os documentos exigidos deverão ser encaminhados via Correios ou entregues pessoalmente na Expo Eventos, Rua das Rosas, 658, Pituba, Salvador/BA, CEP 41.810-070. As inscrições presenciais podem ser feitas das 14h às 17h, com Sueli Souza. Outras informações através do telefone (71) 3506.4268.
Comentários alimentados por Disqus