Notícia

 27/03/2012 | EDUCAÇÃO

Boa Vista do Tupim é destaque nacional em educação

O município de Boa Vista do Tupim, a 318 km de Salvador, localizado na região da Chapada Diamantina é destaque em publicação da UNICEF, referente à educação. O município, único baiano da lista, aparece ao lado de 26 municípios brasileiros. A publicação apresenta as práticas de boa gestão e ações desenvolvidas por estes municípios que podem ser seguidas por aqueles que desejam desenvolver um caminho eficaz na educação municipal.

O livro, Caminhos do Direito de Aprender, apresenta o município baiano dando destaque ao conjunto de ações que o município desenvolve em educação. Em Boa Vista do Tupim há a preocupação com a adequação dos conteúdos pedagógicos à realidade dos alunos. Esta estratégia é realizada graças ao empenho do município em realizar grupos de estudos e reuniões de planejamento. Nestas reuniões são conciliadas as expectativas de aprendizagem com o nível de ensino e de cultura dos estudantes.

De acordo com a UNICEF, Boa Vista do Tupim, adotou uma política educacional baseada na Educação Comunitária, cujo fundamento é a ideia de que os processos educativos extrapolem o contexto escolar. A Escola Aberta, programa do MEC, implantado no município, funciona nas escolas municipais nos fins de semana. O programa oferece à comunidade atividades de cultura, esporte, lazer, cursos profissionais e formação cidadã.

Outra ação, a educação continuada, é citada como a iniciativa que mais fez avançar o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), sendo que dos 26 municípios, Boa Vista do Tupim é o que mais avançou. No livro, Caminhos do Direito de Aprender, os programas de formação disponibilizados pelo MEC, aparecem como destaque para o avanço do IDEB em 46,1% dos municípios analisados.

Pró-letramento, Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR), Rede Nacional de Formação de Professores, são citados no quadro que compreende os programas aplicados, que ajudaram no desenvolvimento do índice nos municípios. Lendo a publicação da UNICEF se percebe que algumas palavras aparecem com frequência e apontam-nas como realidade comum de desenvolvimento da educação nestes municípios.

Integração. Esta palavra vem junto a relatos que falam da atuação conjunta do governo municipal, dos dirigentes educacionais, pais, alunos.

Compromisso. Empenho da prefeitura e da secretaria que passaram a ter um maior acompanhamento das atividades educacionais.

Investimento. Foram investidos nestes municípios recursos tanto na estrutura física das escolas, quando na formação e capacitação dos professores.

Leitura. Um dos pontos mais importantes nas ações desempenhadas por estes municípios. Uma biblioteca ambulante, feita num carrinho de mão é uma das experiências citada como programa que Boa Vista do Tupim desenvolve no incentivo à leitura no município.

O livro, Caminhos do Direito de Aprender, pode ser baixado no site da UNICEF: www.unicef.org.br, no link publicação. Nesta biblioteca virtual há várias outras publicações voltadas para o desenvolvimento da educação. Os livros estão disponíveis para download.

Comentários alimentados por Disqus